A Santa Casa de Poços de Caldas recebeu na última sexta (23), a primeira ação de Cão Terapia. Uma golden retriever Sissi e um shitsu Nagay passearam no Hospital e fizeram a alegria dos pacientes de diversas Alas, desde a Oncologia até a Pediatria.
A iniciativa pioneira foi da clínica Gatino Fitness que, com o aval Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) da Santa Casa, iniciou suas atividades que acontecerá todas as semanas, seguindo protocolo já existente para ações como essa. A próxima ação está agendada para essa quarta (28), às 15h.
“A ideia é em realmente levar mais alegria e até idealizar esta aproximação entre os cães e os pacientes aqui do Hospital”, afirmou a coordenadora da Cão Terapia, Dra. Maura Dias Adriano.
Uma cerimônia foi realizada no hall de entrada da Santa Casa de Poços de Caldas e contou com a presença da Secretária Municipal de Administração, Ana Alice de Souza, além de vereadores da atual legislatura, como Álvaro Cagnani , o representante do deputado Mauro Tramonte, Demilton Vacarelli e representes da Direção do Hospital.
“Desde que assumimos a Direção da Santa Casa, temos buscado ações com enfoque na Humanização de nossos leitos. Com a Gatino Fitness e seus cães na CãoTerapia, e com essa parceria com a equipe da PUC, alcançamos mais esse objetivo no Hospital”, afirmou o superintendente da Santa Casa de Poços de Caldas, Azer Elias Zenun.
Além da ação, que será semanal, a terapia também traz uma nova parceria com a PUC Poços de Caldas. Estagiários de Medicina Veterinária e Medicina acompanharão o processo juntamente aos profissionais e adestradores.
De acordo com a médica veterinária e representante da PUC, Andrea Rentz Ribeiro, tudo vêm agregar no aprendizado dos alunos. “Por um lado, os alunos de veterinária, poderão aprender este método e difundir quando se tornarem profissionais e por outro, aos nossos futuros médicos, todos poderão analisar as reações dos pacientes e benefícios na prática com cães”, pontua Andrea.