CIMAMS REÚNE PREFEITOS E TRADE TURÍSTICO PARA APRESENTAÇÃO DAS DEMANDAS AO MINISTRO DO TURISMO

Com a construção do Centro de Convenções do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, o setor turístico das duas regiões passa a fazer parte das discussões políticas de investimentos e da atração de negócios. Na tarde dessa terça-feira (26), após a visita ao canteiro de obras onde está sendo construído o Centro, o ministro do Turismo, Carlos Alberto Gomes Brito, atendendo convite do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS participou de uma reunião com o trade turístico das duas regiões, onde foram apresentadas as demandas que ajudarão a impulsionar o setor.

O presidente do CIMAMS, Valmir Morais de Sá, prefeito de Patís, adiantou que o Consórcio já está se organizando para a criação do departamento de turismo, que será responsável por receber as demandas regionais e divulgá-las. “A construção do centro é o primeiro passo. Mas precisamos de que todo o setor turístico dos municípios da região esteja unido, pois investir neste setor representa uma mudança de perfil e atração de um público de várias partes do Brasil e de outros países, pois vai ser um forte gerador de emprego e renda. Por isso, temos que nos preparar para receber esses turistas. Com o nosso Centro construído, a criação do departamento se faz necessário para que seja o elo de ligação de repasse de informações e recebimento das demandas dos municípios e das suas respectivas secretarias de turismo”, explicou.

Durante a reunião, os prefeitos aproveitaram para apresentar algumas demandas. A prefeita Marlene Moreira, de Juramento, reivindicou a construção de um balneário em seu município, considerada por ela um sonho antigo de todos os moradores; o prefeito de Salinas, Joaquim Neres, mostrou a necessidade da estruturação do aeroporto para receber os turistas que querem conhecer a capital nacional da cachaça; Já o prefeito de Curral de Dentro, Adaildo Rocha, pediu que o ministro Carlos Brito intermediasse um pedido junto ao presidente da República, Jair Bolsonaro, para que a sua esposa Michelle de Paula participe do 1º Encontro das Primeiras Damas; para o prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo, que também responde pela presidência do Codanorte, o pedido foi a celeridade nas obras da barragem do Jequitaí; o prefeito de Ubaí, Farley Vieira, relatou problemas relacionados às inadimplências deixadas por gestões passadas e que têm impedido que a sua gestão realize eventos, com a tradicional vaquejada. Pediu que o Ministério do Turismo revisse essas inadimplências. Representando o Serro, a secretária de Turismo Graziely Reis pediu apoio para divulgação da Rota do Queijo; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Grão Mogol, Italo Mendes, pediu atenção ao projeto de desenvolvimento turístico regional integrado da Serra do Espinhaço, que reúne vários municípios.

Os representantes do Trade Turístico da região também apresentaram as suas demandas. Representando a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis- Seção Minas Gerais – ABIH-MG, Farley Aquino, disse que tem se estruturado para garantir a melhoria no setor hoteleiro, pois a região tem uma forte inclinação para o turismo de negócios. Neste sentido, o presidente da CDL, Ernandes Ferreira, entregou ao ministro Carlos Brito um projeto de investimento no turismo ecológico com foco nos parques, como o da Lapa Grande. O presidente da ACI-MOC, Leonardo Vasconcelos, formalizou o convite ao ministro do Turismo para estar presente na 27ª edição da Fenics, que acontecerá no período de 15 a 18/09; Esmeraldo Pizarro, do Montes Claros e Região Convention Bureau, pediu ao ministro para ajudar, apoiar e valorizar os atrativos turísticos proporcionando os circuitos.    

O ministro do Turismo, Carlos Brito, afirmou que todas as demandas podem ser atendidas e que o Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha não estão esquecidos, por isso fez questão de vir à região para discutir e receber as demandas. “Precisamos ser provocados. Temos grande interesse em impulsionar o turismo na região e sabemos do potencial existente. O Centro de Convenções é o pontapé inicial para ajudar a alavancar o turismo nas duas regiões.  Esta obra vai fortalecer cada vez mais o setor de eventos e entretenimento, pois a meta é investir em infraestrutura turística para fortalecer o setor”, concluiu.

Fonte: Arthur Amorim Júnior – ASCOM/CIMAMS

Compartilhar esse post