Clínica de Oftalmologia do Hospital Evangélico inaugura terceiro turno de atendimento

Clínica de Oftalmologia do HE inaugura terceiro turno de atendimento

Serviço visa aumentar a oferta de consultas para pacientes SUS na capital mineira

Um dos maiores prestadores da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte para serviços de oftalmologia via Sistema Único de Saúde, o Centro de Oftalmologia do HE, na capital mineira, acaba de criar o terceiro turno de atendimento, das 16 às 20 horas, para aumentar a oferta de consultas para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Com essa mudança, o volume de atendimentos aumentou em 150, atingindo mais de 1 mil por dia. A unidade atende 99% SUS.

Segundo o diretor da unidade, médico oftalmologista João Neves de Medeiros, a ampliação das atividades é parte da estratégia para aumentar a oferta de atendimentos sem a necessidade de altos investimentos. “Em abril tomamos uma decisão ambiciosa de apostar na expansão do serviço. Saímos de 10 mil atendimentos por mês e registramos 19 mil em outubro. Neste processo saturamos nossa capacidade instalada de atendimento, e o cenário possível para manutenção da expansão foi abrir o terceiro turno. A meta é chegar a 25 mil atendimentos mensais nos próximos seis meses”, prevê.

Para comportar a ampliação projetada, a unidade aumentou seu quadro de colaboradores de 50 no início de 2023 para 90, esperando superar 100 até o final de 2023. O corpo clínico, bastante variado, é composto por cerca de 70 médicos, além de residentes e subespecialistas em formação. 

“No nosso serviço de oftalmologia temos o compromisso com a atenção integral e abrimos a possibilidade para resolver todos os problemas dos pacientes. Quem chega para fazer uma consulta básica tem possibilidade de fazer todos exames e cirurgias que se fizerem necessárias, pelo SUS, sem nenhum custo ao paciente. Não selecionamos pacientes e fazemos tudo para garantir melhor assistência possível”, ressalta João Neves.

Para ele, o atendimento 99% SUS é sustentável, considerando foco na máxima qualidade assistencial e desfecho, na ótima percepção dos pacientes e uma cultura interna consolidada para a otimização de processos, trabalho enxuto e sem desperdícios. “Mantemos nosso NPS (Net Promoter Score) acima de 80 nos últimos meses, dentro da zona de excelência. É um grande desafio garantir este nível de satisfação dos pacientes com controle de custos e qualidade assistencial excelente. Este é nosso propósito e o que nos move todos os dias em nossas rotinas”, frisa.

Parcerias

Para oferecer ao paciente um atendimento integral, o Centro de Oftalmologia do HE firmou parceria com o Instituto Prover e a empresa Essilor para viabilizar um projeto de doação de óculos novos aos pacientes do SUS. Embora exista remuneração para esse item na tabela de serviços do SUS, por R$ 28, o custo de produção é muito superior.
“Apesar dos desafios, estamos continuamente sensibilizados para a dificuldade dos pacientes em relação à compra de óculos. Iniciamos projeto de doação de óculos como piloto para os colaboradores das nossas duas unidades, em Belo Horizonte e em Betim, na RMBH. Agora estamos finalizando o planejamento de doação para pacientes. A Essilor oferecerá apoio técnico e acesso a produtos excelentes e o Instituto Prover vai apoiar na gestão operacional para oferecer esse acesso aos pacientes carentes”, explica o gestor.

Diferente de outras iniciativas do gênero, o HE pretende doar óculos novos. No entanto, pessoas que tenham interesse em contribuir, seja por meio de armações, lentes ou mesmo com recursos financeiros são bem-vindos. Os contatos podem ser feitos pelo e-mail presidente@institutoprover.com.br.

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