Colaboradores serão capacitados para atender pessoas surdas na Santa Casa de Montes Claros

Com o objetivo de capacitar e oferecer um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado, a Santa Casa de Montes Claros, em parceria com Associação de Surdos de Montes Claros (ASMOC)*, promove o primeiro curso de Formação em Libras – Língua Brasileira de Sinais, para colaboradores do hospital. Ao todo, 40 pessoas serão qualificadas. O objetivo é garantir à pessoa surda o diálogo necessário para que as necessidades em relação ao atendimento médico-hospitalar seja realizado sem barreiras ou dificuldade na comunicação.
Veronicia Leite, diretora da  ASMOC, ressalta que a Língua de Sinais é o segundo idioma oficial do Brasil (Lei Nº10.436 – 24 de Abril de 2002), e que exerce papel fundamental na constituição dos sujeitos, visto que é através da língua que nos apropriamos da cultura entorno, construímos nosso entendimento sobre todas as coisas, e estabelecemos nossas relações socioafetivas. “Essa parceria é de grande valia para a comunidade surda de toda a região, que passará a contar com um atendimento inclusivo e de acessibilidade”, afirma.
Com o auxílio da interprete Maria Aparecida, a professora do curso, Camila de Oliveira Xavier reforçou que a capacitação é de suma importância. “Quando um surdo chega em qualquer lugar e não tem alguém que saiba Libras, a comunicação fica muito complicada. E no serviço hospitalar não é diferente. Através da capacitação, nosso objetivo é  facilitar esse ruído na comunicação durante esse atendimento”, explica. Para o superintendente do hospital, Maurício Sérgio, a iniciativa, além de melhorar a prestação de serviços da Instituição, será um diferencial para os colaboradores. “Queremos deixar nossos colaboradores capacitados para receber da melhor forma possível todos os pacientes”.

As aulas, práticas e teóricas, serão realizadas semanalmente até o mês de setembro

*A Associação dos Surdos de Montes Claros – ASMOC foi fundada no dia 15 de agosto de 2002, como uma iniciativa audaciosa da comunidade surda local. Desde sua fundação, a associação, sempre com uma forte ação de sensibilização e luta, busca conseguir uma mudança de atitudes tanto de surdos como de ouvintes, e dessa forma defender os direitos das pessoas surdas de Montes Claros e região.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Montes Claros

Compartilhar esse post