O Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL), em Pouso Alegre (MG), foi o grande vencedor do Prêmio Federassantas 2025, na categoria Gestão Estratégica da Alta Direção, com o projeto de implantação do Escritório de Gestão de Altas® (EGA) — desenvolvido em parceria com a Eficiência Hospitalista.
A premiação reconhece experiências que promovem melhorias reais na qualidade assistencial e na gestão hospitalar, e neste caso, a solução trouxe resultados significativos tanto para o hospital quanto para a população mineira.
“Estamos muito felizes com essa conquista, que simboliza o reconhecimento de um trabalho feito com muito envolvimento da alta gestão, capacitação das lideranças e articulação entre o Escritório de Gestão de Altas® e o Núcleo Interno de Regulação”, afirmou Jusselma Reis, Diretora Administrativa do CHSL.
Segundo Jusselma, a parceria com a Eficiência Hospitalista foi determinante para que o hospital saltasse da 16ª para a 5ª posição entre os maiores hospitais do estado de Minas Gerais, ampliando o acesso da população ao cuidado hospitalar com mais segurança, rotatividade de leitos e governança clínica.
“O EGA permite uma alta segura e organizada, que evita reinternações e reduz desperdícios. Isso gera impacto direto na sustentabilidade do hospital e no cuidado prestado a pessoas em situação de vulnerabilidade, como pacientes com câncer, doenças cardíacas ou pulmonares”, completou.
A metodologia do Escritório de Gestão de Altas®, desenvolvida pela Eficiência Hospitalista, tem sido aplicada em diferentes instituições brasileiras ao longo dos últimos 15 anos — com resultados sólidos em hospitais filantrópicos, privados e operadoras de saúde. Além disso, é uma das soluções oficialmente reconhecidas pelo programa Valora Minas, o que possibilita acesso a recursos para sua implementação em hospitais mineiros.
“O Escritório de Gestão de Altas® é uma solução estratégica que integra assistência, governança e regulação. Ele qualifica a transição do cuidado, melhora os desfechos clínicos e otimiza o uso dos leitos. Temos muito orgulho de ver essa metodologia premiada, especialmente em um hospital que está entre os maiores do SUS no estado”, destacou o Dr. André Wajner, CEO da Eficiência Hospitalista.
A conquista reforça o compromisso do CHSL com a inovação em saúde pública e com a busca constante por eficiência assistencial, colocando Minas Gerais na vanguarda das soluções hospitalares sustentáveis.
Quer conhecer a metodologia do EGA e aplicá-la em sua instituição?
Entre em contato com a Eficiência Hospitalista, empresa parceira da Federassantas, e agende um diagnóstico assistencial.
comercial@eficienciahospitalar.com.br
www.eficienciahospitalar.com.br
WhatsApp: +55 51 98916.6654
51 3779.8884