A evolução do conceito nas organizações de Saúde obriga profissionais a buscar capacitação constante, além de exigir perfil de liderança
O que é Gestão Hospitalar?
Gestão hospitalar é a ressignificação da administração moderna voltada para o ambiente da Saúde. É preciso compreender que, tal como qualquer empresa, o hospital possui fluxos financeiros, trânsito de pacientes (que devem ser encarados como clientes), mudança de cargos e postos de trabalho, entre outras dinâmicas. Além disso, uma organização de Saúde não está à deriva das tempestades mercadológicas – qualquer mudança no ambiente externo é sentida diretamente pela operação do hospital. A gestão hospitalar deve ser uma aplicação metodológica horizontal, ou seja, o gestor de uma instituição de Saúde deve administrar de forma holística o todo do negócio, e não apenas o assistencial.
De onde vem a Gestão Hospitalar?
A história da gestão hospitalar está ligada ao surgimento dos hospitais. Em períodos medievais, a Igreja, detentora dos conhecimentos científicos da época e também do poder diante do público, fomentou o surgimento de casas de acolhimento. Esses locais tinham como finalidade a recepção de pessoas enfermas e sem quaisquer condições financeiras para arcar com os custos de cuidados médicos. Tratavam-se, portanto, de ambientes voltados para cuidados paliativos, uma vez que a maioria da população enferma estava à mercê do óbito.
Desse eixo histórico surgem as Santas Casas (que antes eram denominadas Casas da Misericórdia). No período de industrialização mundial, os religiosos que atuavam nessas entidades já acumulavam certo conhecimento de técnicas de medicina. Mas nem por isso o foco das Santas Casas havia mudado: permaneciam como entidades voltadas para acolher a população de baixa renda. Devido à expansão das Santas Casas pelos continentes, a demanda, ou seja, o volume de pessoas que necessitavam atendimento aumentou e, além do atendimento médico, os religiosos foram obrigados a se organizar internamente. Alas de internação divididas por complexidade, recepção e triagem foram adotadas para melhorar a administração do atendimento.
Cenário Atual
Distante dos objetivos assistenciais dos primeiros hospitais, as organizações de Saúde da atualidade convivem com nível de complexidade que extrapola as paredes do hospital. Uma instituição de Saúde conta com diversos departamento, tais como recursos humanos, comercial, jurídico, marketing, comunicação, gestão de alas de internação, além de lidar com parceiros de mercado, fornecedores, operadoras de Saúde e a própria demanda do Sistema Único de Saúde (SUS). Os hospitais ainda estão sujeitos a legislações de vigilância, municipais, estaduais e federais. Sem contar que, com a evolução da tecnologia, diversos equipamentos e insumos precisam ser importados o que força a organização de Saúde a enfrentar legislações aduaneiras e internacionais.
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