Conexão Federassantas reúne gestores da Regional Oeste
No último 12 de setembro, a Federassantas realizou a Conexão Federassantas Regional Oeste, no Complexo de Saúde São João de Deus, em Divinópolis. A reunião contou com a presença dos gestores da instituição anfitriã, além de gestores do Hospital Senhora Aparecida de Luz, Hospital São Francisco, Hospital São José, Santa Casa de Campo Belo, Santa Casa de Misericórdia de Itaguara, Hospital São Bento Menni, Santa Casa de Misericórdia de Claudio, Santa Casa de Bom Despacho, Santa Casa de Misericórdia Dr. Zacarias, Santa Casa de Itapecerica e Hospital São Carlos.
A Diretora Executiva – CEO do CSSJD, Elis Regina Guimarães, falou como o trabalho da Federassantas foi fundamental para o Complexo de Saúde. “Graças ao esforço da Federassantas, obtivemos uma vitória significativa aqui no São João de Deus. Realizamos um estudo de custos que resultou na aprovação de um relatório pelo Ministério da Saúde, reconhecendo a importância do nosso trabalho. Esse foi um avanço crucial para nossa sustentabilidade e também para a região, que se beneficia diretamente desse apoio. Hoje, atendemos não apenas a nossa macrorregião, mas também outras três, graças a essa união de esforços. Percebo, com grande satisfação, que os hospitais estão finalmente se unindo para enfrentar desafios comuns, compartilhando informações e estratégias para garantirmos um atendimento de excelência. O cenário da saúde está mudando rapidamente, com inovações como a inteligência artificial trazendo oportunidades incríveis para todos nós. Precisamos continuar nos mobilizando, fortalecendo nossas parcerias, para que possamos discutir em igualdade de condições com as autoridades e influenciar as decisões que impactam nossa atuação”, contou.
O evento contou com a apresentação de três projetos inscritos nas últimas edições do Prêmio Federassantas. Sendo eles:
– Projeto Serviços Próprios X Terceirizados – Santa Casa de Bom de Despacho – Vânio Sérgio Maia
– Projeto Semeando Flores – Hospital São Carlos – Luciene Florinda Silva Correia
– Projeto DRG Analítico – Complexo de Saúde São João de Deus – Carlos Alberto de Oliveira
O intuito da iniciativa foi instigar a troca de experiências para que, a partir das apresentações, possam surgir boas práticas em outras instituições.
De acordo com o Superintendente da Federassantas, Adelziso Vidal, o encontro na Regional Oeste foi extremamente produtivo, com contribuições ricas e uma verdadeira construção conjunta dos gestores das instituições da região. “Saímos da Conexão Federassantas com um desafio comum de trabalhar as informações de custos e de apuração de resultados de forma sistematizada e padronizada entre as instituições da região, para que possamos fazer a médio e longo prazo construções de contratualização e acordo com os entes públicos de uma forma mais qualificada e visando alcançar o equilíbrio econômico financeiro dos ajustes públicos a serem formalizados”, destaca.
A Conexão Federassantas continua percorrendo as regionais de Minas Gerais para debater as demandas das instituições da região, apresentação de cases de sucesso de projetos inscritos nas edições anteriores do Prêmio Federassantas de Boas Práticas, e com discussões de fóruns estratégicos, desafios quanto a regional, contratualização, Valora 2.0 e custos. Os próximos encontros acontecem no dia 17, na Regional Centro Sul, 19 na Regional da Zona da Mata, e no dia 01 de outubro, na Regional Triângulo.