Romeu Zema foi eleito ontem (28/10) como o novo Governador de Minas Gerais. Zema venceu com 71,80% dos votos válidos, totalizando 6.963.806 de votos. O governador derrotou o candidato Antonio Anastasia, que ficou com 28,20% dos votos.
Empresário do setor varejista, Zema vai ocupar pela primeira vez um cargo público. Ele afirma ter conhecimento da grave crise financeira no estado, um desafio para sua gestão. Em seu plano de governo, Zema destaca que, no contexto da saúde, o Governo de Minas apresenta uma dívida bilionária com os municípios por conta de repasses não feitos, e cita que os hospitais filantrópicos estão ameaçados por falta de pagamento por serviços prestados, além do constante atraso dos salários dos servidores.
No âmbito da saúde, o governador destaca que o problema não é a insuficiência de recursos, mas sim como eles são alocados. Durante sua campanha, Zema propôs fazer parcerias com o setor privado para complementar o atendimento do SUS; realizar coparticipações com organizações sociais e filantrópicas para concluir e administrar hospitais regionais em obra; e investir em políticas de saúde básica, através do programa “Médico da Família”.
Confira no plano de governo de Romeu Zema, todas as propostas para a saúde em Minas:
Plano de Governo Romeu Zema – Saúde
