Serviço Buco-Maxilo-Facial do Hospital São Francisco publica artigo sobre doença rara

O compromisso do Hospital São Francisco (HSF) com a excelência científica e o avanço da odontologia hospitalar no Brasil se reflete em mais uma importante publicação. O artigo “Use of bisphosphonates in the treatment of diffuse sclerosing osteomyelitis: A case report with systematic review of the literature”, assinado pela cirurgiã-dentista Rayssa Nunes Villafort, coordenadora do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do HSF, e sua equipe, foi publicado no Journal of Stomatology Oral and Maxillofacial Surgery.

Com tradução livre, “Uso de bifosfonatos no tratamento da osteomielite esclerosante difusa: relato de caso com revisão sistemática da literatura”, o artigo descreve que o tratamento da osteomielite esclerosante difusa é desafiador e, frequentemente, prolongado, com diversas terapias medicamentosas relatadas na literatura, incluindo o uso de medicamentos antirreabsortivos.

De acordo com a autora, o estudo teve como objetivo investigar os efeitos da terapia com bisfosfonatos em pacientes com osteomielite esclerosante difusa e relatar um caso atípico de uma paciente jovem atendida no HSF. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, contemplando 130 pacientes diagnosticados com a doença e tratados com bisfosfonatos.

O artigo aponta que a resolução completa dos sintomas clínicos — como regressão da dor e do aumento de volume — foi observada em 105 pacientes (80,76%). O pamidronato intravenoso (IV) foi o medicamento mais frequentemente utilizado, apresentando resultados estáveis e satisfatórios a longo prazo.

No caso relatado, a paciente foi tratada com a administração intravenosa de 45 mg de pamidronato dissódico, uma vez ao dia, durante três dias consecutivos. Segundo Rayssa Nunes Villafort, o acompanhamento evoluiu sem intercorrências, com regressão completa dos sintomas clínicos. Ela destaca que, diante dos resultados obtidos, os bisfosfonatos — especialmente o pamidronato IV — se apresentam como uma opção promissora no tratamento da osteomielite esclerosante difusa na mandíbula.

Essa conquista reforça o compromisso do Hospital São Francisco com a produção científica, a busca por tratamentos inovadores e a excelência no cuidado com os pacientes do SUS.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Hospital São Francisco

 

WhatsApp Image 2025-06-16 at 11.42.25 (1)
Cirurgiã-dentista Rayssa Nunes Villafort, coordenadora do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital São Francisco

Compartilhar esse post