De olho na recuperação: Hospital São Francisco lança Escritório de Gestão de Altas

A iniciativa é importante porque ajuda a reduzir o tempo de internação e a melhorar a qualidade do atendimento.

Os superintendentes de Serviços Hospitalares e o Técnico Assistencial, respectivamente, Adriana Melo e Leonardo Brescia apresentaram à equipe de 32 profissionais, entre médicos, residentes, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e técnicos, a implantação do Escritório de Gestão de Altas (EGA) do Hospital São Francisco (HSF), em Belo Horizonte. A iniciativa, inovadora para o hospital, tem como objetivo melhorar a eficiência e a qualidade do atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A superintendente de Serviços Hospitalares do hospital, Adriana Melo, explica que a principal função do EGA é organizar e otimizar o processo de alta hospitalar, garantindo que os pacientes recebam a alta de forma segura e bem planejada. Segundo Adriana Melo, essa otimização contribui para a redução do tempo de internação desnecessário, liberando leitos para novos pacientes e melhorando o fluxo de atendimento. Adriana Melo informou também que o escritório facilita a comunicação entre as equipes médicas, enfermagem e os pacientes, promovendo um planejamento adequado da continuidade do cuidado pós-alta.

REDUÇÃO DE CUSTOS

A superintendente de Serviços Hospitalares do Hospital São Francisco, Adriana Melo destaca que a atuação do escritório também está diretamente ligada à redução de custos hospitalares, já que evita internações prolongadas e desperdício de recursos. Outro ponto importante, segundo ela, é que o Escritório de Gestão de Altas auxilia na melhoria da experiência do paciente, proporcionando um processo de alta mais organizado e seguro.

De acordo com Adriana Melo, esse modelo de gestão favorece a adesão do paciente ao tratamento pós-alta, diminuindo a chance de readmissões. “O Escritório de Gestão de Altas contribui tanto para a eficiência operacional do hospital quanto para a qualidade do atendimento oferecido aos pacientes”, ressalta.

METODOLOGIA

O médico e criador da metodologia do Escritório de Gestão de Altas(EGA), André Wajner, apresentou os trabalhos que vão ser desenvolvidos no Hospital São Francisco.  Ele explicou que o EGA tem por objetivo ser uma estratégia institucional de eficiência de fluxos hospitalares e de redes de atenção à saúde, por meio de múltiplas intervenções nos processos relacionados à assistência ao paciente hospitalizado.

Segundo ele, a organização e definição dos fluxos e processos de atuação do EGA é fundamental para a sua estruturação na instituição hospitalar. “Tendo por foco a atuação na desospitalização dos pacientes internados no hospital, o escritório identifica de forma precoce os pacientes que terão dificuldades para efetivação da alta hospitalar e assim apontar padrões sistêmicos de obstáculos ao fluxo dos pacientes”, destaca.

André Wajner ressaltou, também, que o Hospital São Francisco entrou no rol das instituições de saúde inovadora a partir do momento que busca oferecer uma assistência de qualidade e organizar a jornada para os pacientes do SUS.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Hospital São Francisco – BH

Compartilhar esse post