Doação de leite humano contribui para salvar vidas em unidades neonatais
No próximo domingo, 19 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. A campanha foi criada com o intuito de incentivar a doação e divulgar o trabalho dos bancos de leite humano, já que este é o primeiro alimento do ser humano, e deve ser ingerido logo após o nascimento. Em Minas Gerais, alguns hospitais filantrópicos filiados à Federassantas possuem banco de leite para recebimento do alimento que é destinado às unidades neonatais, alimentando os bebês internados.
O Hospital Sofia Feldman, de Belo Horizonte, possui a maior neonatologia do Brasil com atendimento 100% SUS, com 50 leitos de UTI, 45 leitos de UCI e 15 leitos de UCI Canguru, e boa parte dessas crianças precisa receber leite proveniente do Banco de Leite Humano. A instituição realiza a coleta e depois encaminha o leite para um controle de qualidade rigoroso, e só após a avaliação da equipe médica e nutrição, é destinado aos recém-nascidos. Para fazer a doação é necessário que a pessoa se dirija até o Banco de Leite da instituição para realizar o cadastro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
A Santa Casa de Barbacena, no Sudeste de Minas Gerais, possui um banco de leite humano que funciona através de contato telefônico. O leite é recolhido pelo transporte da instituição e destinado para a Agência de Leite, localizada em Juiz de Fora, para processo de pasteurização e retorno mediante a demanda. Na instituição, as puérperas são orientadas ainda durante a gestação quanto a importância da amamentação materna exclusiva e recebem um folder com todas as informações contendo telefone de contato.
Em Montes Claros, o Hospital Aroldo Tourinho possui há 30 anos um banco de leite humano, que abastece os hospitais da cidade, Pirapora e Diamantina. São cinco postos de coleta sendo responsável por abastecer as UTI’s neonatais dos hospitais Santa Casa, Universitário Clemente de Farias e Mário Ribeiro da Silveira, em Montes Claros, Hospital Fundação Doutor Moisés Magalhães Freire – Pirapora e Hospital e Irmandade Nossa Senhora da Saúde – Diamantina e demais hospitais da região. Já no Hospital Nossa Senhora da Saúde, de Diamantina, o Posto de Coleta de Leite Humano funciona 24h por dia na Casa da Gestante, no Centro do Município, e todo o leite doado alimenta a UTI Neonatal local.
Os hospitais filantrópicos estão com baixo estoque de leite materno e esperam por doações durante todo o ano. Qualquer quantidade é importante para salvar a vida de bebês prematuros e com baixo peso internados nas unidades neonatais. Seja uma doadora:
– Hospital Sofia Feldman – Rua: José Condé, 71, no bairro Tupi, em Belo Horizonte. Mais informações no telefone: (31) 3408-2342 ou pelo e-mail: bancodeleite@sofiafeldman.org.br
– Santa Casa de Barbacena – Rua: Padre Tolêdo, s/n – São Sebastiao, Barbacena. Mais informações: (32) 3339-2400.
– Hospital Aroldo Tourinho – Av. João XXIII, 1207 – Edgar Pereira, Montes Claros. Mais informações: (38) 2101-4040.
– Hospital Nossa Senhora da Saúde – Casa da Gestante, localizada na Praça Redelvim Andrade, 564, no Centro de Diamantina MG. Mais informações: (38) 3532-1500.
Texto: Bianca Pereira.