Encontro debate os impactos da pandemia de covid-19 na relação entre hospitais e planos de saúde

O secretário Geral da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Luiz Aramicy Bezerra Pinto, participou na manhã desta segunda-feira, 17, de um encontro online, promovido pela Associação dos Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (AHERJ), para debater sobre a “Realidade e Relacionamento dos Hospitais e Operadoras de Saúde na Covid-19”. O evento contou com as participações do deputado Federal, Luiz Antônio Teixeira Jr; do presidente da Confederação Nacional da Saúde (CNSaúde), Breno Figueiredo; do vice-presidente da AHERJ, Marcus Quintela; do diretor da Entidade, Gracho Alvim; além do presidente da Unimed-Rio, Antonio Romeu Scofano.

Em sua participação, Luiz Aramicy, que também preside a Associação dos Hospitais do Estado do Ceará (AHECE), fez uma breve contextualização do cenário da crise sanitária, desde a chegada da epidemia ao Brasil, evidenciando as consequências para rede hospitalar do país. Ele lembrou do compromisso da rede privada para abrir, de forma urgente, novos leitos para atender à crescente demanda; dos problemas enfrentados com a escassez de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), que levaram ás práticas abusivas de preço no mercado; bem como dos impactos econômicos da suspensão dos procedimentos eletivos para os hospitais que não estavam na linha de frente do atendimento à covid-19.

O secretário Geral da FBH também falou da preocupação da rede hospitalar privada com milhares de pacientes que tiveram seus tratamentos suspensos, durante a pandemia. Aramicy defendeu o retorno integral dos procedimentos hospitalares e lembrou que para qualificar a assistência é imprescindível que os valores previstos na tabela de procedimentos do SUS, pagos a prestadores de serviços, seja urgentemente revisada.

“Mesmo diante deste cenário tão complexo, acredito que as operadoras de saúde se saíram muito bem e lucraram bastante durante essa pandemia. Temos preconizado, junto aos nossos associados, que o relacionamento com as operadoras permaneça positivo”, disse Aramicy.

Fonte: FBH

Compartilhar esse post