Estado não descarta levar pacientes de BH para o interior em caso de lotação de leitos

Com ocupação de leitos de UTI em 91% em Belo Horizonte, o Estado informou nesta terça-feira (7) que não descarta a possibilidade de remanejamento de pacientes da capital mineira para hospitais do interior de Minas que tenham vagas.

Conforme o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde (SES), João Pinho, o transporte entre localidades, seja via Samu ou aéreo, é característica inerente do SUS e, apesar de a lógica do sistema prever a criação de leitos para o interior não sobrecarregar a capital, o movimento inverso — em que o enfermo deixa a cidade-sede e vai para cidades menores — é possível.

“Se no futuro a região Centro [na qual está incluída BH] vir a ser a região mais afetada naquele momento, a gente teria a possibilidade [de fazer o transporte]”, disse Pinho, em coletiva na Cidade Administrativa.

Isolamento sobe

O executivo ainda informou que o Estado apresentou uma tendência de melhora na taxa de isolamento na última semana e uma redução na taxa de ocupação, mas o gestor não deu detalhes ou dados. Nesta terça, o índice medido pela empresa In Loco informa que o isolamento está em 38,1% em Minas. Na capital, segundo a prefeitura, a taxa é de 54,7%.

Veja reportagem completa em https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/estado-n%C3%A3o-descarta-levar-pacientes-de-bh-para-o-interior-em-caso-de-lota%C3%A7%C3%A3o-de-leitos-1.794401

Compartilhar esse post