Fast Track Oncológico: parceria entre TCE-MG e Mário Penna vai acelerar tratamento do câncer pelo SUS

O evento foi realizado, nessa quinta-feira (13.03), no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG)

O Instituto Mário Penna assinou o Termo de Colaboração referente ao Fast Track Oncológico, também chamado de Projeto Jornada de Excelência do Paciente. Durante a cerimônia, Marco Antônio Viana Leite, diretor-presidente do Instituto Mário Penna, destacou a importância da parceria entre Estado, Município e instituição para a implementação do projeto. A assinatura do termo formaliza a cooperação entre o Instituto Mário Penna e o TCE-MG, que acompanhará a aplicação dos recursos destinados ao projeto, garantindo transparência, eficiência e efetividade nas políticas públicas. Com um legado na filantropia há 53 anos, o Mário Penna depende do apoio da sociedade para manter o atendimento humanizado e de excelência aos pacientes. Atualmente, as doações correspondem a um terço da receita da instituição, sendo parte dela recebidas através de emendas parlamentares.
 
Durval Ângelo Andrade, ressaltou a importância da colaboração entre as entidades e avaliou a gestão que vem sendo aplicada na instituição. “Para nós do TCE é uma grande honra estar acompanhando esse evento. Conheço de perto a estrutura do Instituto e acredito que a beleza de lá está no acolhimento e seriedade do trabalho liderado pelo Marco Antônio. Somos um órgão de controle financeiro e entendemos que um bom gerenciamento desses recursos na saúde nos permite antecipar diagnósticos e tratamentos, levando o melhor atendimento aos pacientes. Além disso, como vizinhos do Hospital Luxemburgo, temos muito a contribuir com a comunidade ao nosso redor a partir de um trabalho em conjunto”.
 
FAST TRACK
 
O Fast Track Oncológico tem como objetivo otimizar o acesso aos tratamentos oncológicos e enfrentar desafios do sistema público de saúde, como os longos períodos de espera. Sustentado em três eixos: fila zero, qualificação do acesso e a jornada, o projeto busca reduzir o tempo entre a suspeita e o início do tratamento de 120 para 21 dias, priorizando o diagnóstico precoce e a eficiência no acompanhamento do paciente.
 
“Para concretizar esse projeto, precisamos da regulação da Secretaria de Saúde e da atuação alinhada dos hospitais. Dessa forma, será possível cumprir a proposta de ampliar o acesso de forma célere e eficiente, sem perder o pilar humanizado que já faz parte da história do Mário Penna. Nosso maior objetivo é fazer essa entrega para a sociedade, focada nos pacientes do SUS”, ressalta Marco Antônio Viana Leite, Diretor-Presidente do Mário Penna.
 
Na fase inicial do projeto, as estratégias serão aplicadas ao atendimento de pacientes com câncer de mama, com foco na eliminação de filas para exames. Atualmente, muitos pacientes oncológicos chegam ao hospital com a doença em estágio avançado, e apenas uma ação integrada pode reverter esse quadro. Em um segundo momento, a instituição pretende ampliar o acesso ao serviço oncológico especializado por meio da criação do Núcleo de Matriciamento em Oncologia, promovendo a integração entre diferentes equipes de saúde. Por fim, o projeto busca desenvolver um modelo replicável de monitoramento da Jornada de Excelência dos Pacientes Oncológicos para atendimento a outros tipos de câncer.
 
Para a execução das ações previstas, o Instituto Mário Penna se compromete a disponibilizar os recursos técnicos e humanos necessários, promover a criação e operacionalização do Núcleo de Matriciamento em Oncologia, desenvolver um modelo de monitoramento replicável da jornada dos pacientes oncológicos, subsidiar a Secretaria Municipal de Saúde no desenvolvimento de ferramentas para aprimorar e acelerar a regulação dos pacientes oncológicos e fornecer relatórios periódicos sobre os resultados obtidos.
 
Representando o prefeito em exercício Álvaro Damião, o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Danilo Borges, prestigiou o evento, assim como a Secretária de Estado Adjunta de Saúde Poliana Cardoso Lopes. Os deputados estaduais Ione Pinheiro, Lucas Lasmar, Elismar Prado, Marquinho Lemos, Charles Santos e Mauro Tramonte, além dos vereadores Bruno Miranda e Diego Sanches também marcaram presença na cerimônia.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa do Hospital Mário Pena.

Compartilhar esse post