Federassantas participa de audiência da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG

Federassantas participa de audiência da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG sobre o SUSFácil

No dia 4 de abril, o superintendente da Federassantas, Adelziso Vidal – Júnior, representou a Presidente da Federassantas, Dra. Kátia Rocha, em uma Audiência Pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião foi solicitada pelo deputado Lucas Lasmar e teve como objetivo debater o sistema SUSFácil, suas potencialidades, novas funcionalidade e cobrar ajustes imediatos em alguns pontos da rotina de regulação de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais.

O SUSFácil é um sistema para agilizar as trocas de informações entre as instituições e serviços de saúde, com foco no atendimento hospitalar público do Estado, abrangendo serviços ambulatoriais de média e alta complexidade, bem como urgência, emergência e procedimentos eletivos credenciados ao SUS. Segundo informações da ALMG, a troca rápida de informações entre as unidades da rede do SUS, 24 horas, sete dias por semana, é necessária para a regulação assistencial adequada, com pacientes tendo acesso a leitos e procedimentos onde quer que estejam disponíveis.

De acordo com o superintendente da Federassantas, Adelziso Vidal – Júnior, os hospitais estão na ponta final do processo de regulação e os pontos abordados na reunião poderão tornar mais efetivas a destinação de leitos e ocupação das instituições de baixa, média e alta complexidade. “A modernização e automação do sistema serão fundamentais para otimizar os processos de regulação, garantindo que os pacientes sejam encaminhados para os leitos apropriados de forma eficiente. Além disso, é essencial avançar para uma gestão em tempo real da fila de cirurgias eletivas, integrando as informações de todos os pacientes atendidos por meio de financiamentos públicos e realizando periodicamente a atualização dos dados daqueles que já não necessitam mais de procedimentos por diferentes motivos“, enfatiza. 

Informações complementares e vídeo completo da audiência no site da ALMG. 

Texto escrito por Bianca Pereira.

Compartilhar esse post