FHSFA agora é uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação
A Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA) recebeu o cadastro como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação no Estado de Minas Gerias (ICTMG), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A informação foi dada pelo Superintendente Técnico Assistencial da Fundação, Dr. Leonardo Tadeu Campera Brescia. Esse reconhecimento, segundo ele, representa um marco importante para a instituição, abrindo novas portas para parcerias estratégicas e oportunidades de fomento em ciência, tecnologia e inovação.
Com esse credenciamento, a FHSFA, segundo Dr. Leonardo Brescia, poderá participar ativamente de programas de incentivo, contribuindo para o avanço de pesquisas que impactam diretamente o setor de saúde. “Os setores de Inovação e Pesquisa da Fundação estão empenhados em maximizar as possibilidades dessa nova fase institucional, sempre com foco em inovação e na melhoria de qualidade assistencial aos pacientes e clientes vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca.
Novas parcerias
Para a gerente de Governança Corporativa, Inovação, Pesquisa, Ensino e Projetos e doutoranda em inovação tecnológica pela Universidade Federal de Minas Gerais, Camila Rinco Alves Maia, o reconhecimento da FHFSA como ICT do Estado de Minas Gerais é um marco significativo, que facilita novas parcerias e amplia as oportunidades de participação em programas de incentivo e fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) oferecidos pela Fapemig. “Estamos preparados para essa jornada e entusiasmados com as novas possibilidades que ela proporcionará à Fundação”, ressalta.
As Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) são órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta ou pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, legalmente constituída sob as leis brasileiras, com sede e foro no País, que inclua em sua missão institucional ou em seu objetivo social ou estatutário a pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico ou o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos executados no Estado de Minas Gerais.