Filantrópicos do Mato Grosso continuam sem atender pacientes SUS

Desde segunda-feira, 7, os hospitais filantrópicos Santa Casa de Misericórdia e Hospital Geral Universitário, em Cuiabá, e a Santa Casa de Rondonópolis estão sem atender novos pacientes do SUS.

Ao que tudo indica, os atendimentos não tem data para voltarem, já que de um lado as unidades alegam não ter mais condições de se manter devido aos atrasos e de outro o Governo afirma que não deve aos filantrópicos. Os atrasos superariam R$ 10 milhões. O Estado confirma que uma “verba emergencial” que era repassada, não será mais disponibilizada.

Somente na Santa Casa de Cuiabá, em média, por dia, 230 atendimentos deixam de ser realizados e 30 internações. A unidade por mês realiza cerca de sete mil atendimentos e 900 internações. O vice-presidente da Federação dos Hospitais Filantrópicos de Mato Grosso, Antônio Preza afirmou que as “portas fechadas” para os novos pacientes, principalmente os de Unidade de Terapia Intensiva, devem refletir e muito no Pronto Socorro de Cuiabá.

Os impactos serão sentidos uma vez que os cinco hospitais filantrópicos, os quatro paralisados e o Hospital do Câncer (não aderiu à paralisação apesar do atraso), são responsáveis por 85% das cirurgias de alta complexidade, pelo SUS no estado e 65% das internações de média de alta complexidade.

Veja mais em:
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=506565

Compartilhar esse post