FSFX celebra aniversário do SUS com atuação notável nos atendimentos em saúde pública

FSFX celebra aniversário do SUS com atuação notável nos atendimentos em saúde pública

Unidades hospitalares do HMC, em Ipatinga, e HMCC, em Itabira, têm contribuição representativa na gestão do Sistema Único de Saúde

Conhecido por ser um serviço universal e igualitário em saúde pública, com atendimento à população brasileira, o Sistema Único de Saúde (SUS) celebra nesta terça-feira, 19 de setembro, mais um ano de existência. Criado pela Constituição Federal do Brasil em 1988, o sistema, há mais de três décadas, segue como marco em atendimento integral e medidas populares.

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX), por ser uma instituição beneficente desde a sua criação, em 1969, tem sua contribuição notável na gestão do Sistema Único de Saúde. No que se refere à operação das unidades I e II do Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga, o hospital opera em 70% do atendimento destinados ao SUS, sendo a 5ª unidade hospitalar destaque, em números de internações pelo sistema em Minas Gerais. Já o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), em Itabira, opera na cidade em 100% dos atendimentos pelo SUS.

Para o Diretor-Presidente da FSFX, Flaviano Feu Ventorim, o SUS desempenha um papel crucial na eficiência e qualidade dos serviços de saúde prestados no país.

“Ser uma instituição filantrópica que atua em sua maior capacidade por meio do SUS, destaca a amplitude da qualidade dos serviços da FSFX que são prestados à população. O índice representativo de atendimentos prestados pelas unidades, via sistema único, nos motiva a trabalhar buscando mais acesso e qualidade aos serviços prestados ao usuário”, soleniza Flaviano.

Com 58 anos de atuação, o HMC é referência para mais 1 milhão de habitantes da região leste de Minas Gerais. A unidade constitui-se de três unidades de atendimento, sendo uma delas exclusiva para tratamento oncológico. O Hospital é credenciado para atendimentos de alta complexidade e prestação de serviços nas áreas de ambulatório, pronto-socorro, medicina diagnóstica, ensino e pesquisa, terapia intensiva adulta, pediátrica e neonatal, urgência e emergência, terapia renal substitutiva, alta complexidade cardiovascular, oncologia adulto e infantil, entre outros. Atualmente a unidade hospitalar conta com 548 leitos no total, sendo 60% deles para atendimento ao SUS, distribuídos entre as unidades I e II. De janeiro a junho de 2023, foram realizadas no HMC, 10.637 internações, 16.955 atendimentos em hemodiálise, mais de 10 mil sessões de quimioterapia, cerca de 2 mil partos e quase 5 mil cirurgias, todos eles realizados via SUS.

Em Itabira, o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), que está sob gestão da FSFX desde 2016, atua em sua totalidade com atendimento ao SUS, contribuindo com a saúde da população local. Classificado como hospital geral e referência para uma população de 225 mil habitantes dos 13 municípios da microrregião onde está inserido, com atendimentos em ambulatório, internação, UTI, maternidade, centro cirúrgico e serviços de diagnóstico, realizados na sua totalidade por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O HMCC disponibiliza 105 leitos, e é responsável por 53% das internações em Itabira e está classificado como Organização Social de Saúde (OSS) pela Secretaria Estadual de Saúde. Em termos de assistência, a unidade atendeu, de janeiro a julho de 2023, 143.869 exames laboratoriais, diagnóstico e métodos gráficos, 23.194 consultas, contabilizando ainda cerca de 3 mil internações, 2.481 atendimentos obstétricos e cerca de 2.500 cirurgias, entre eletivas e de urgência.

Juntas, as unidades hospitalares, HMC e HMCC, operam por meio do SUS, em constante crescimento na qualidade de prestação de serviço e humanização, alcançando e superando indicadores de excelência. A realização de procedimentos inéditos e a implantação de exames com tecnologias inovadores para os pacientes SUS é parte do compromisso da FSFX, na promoção da saúde pública.

Assessoria de Imprensa: Sarah Faustino.

Gostaria de divulgar informações do seu hospital no site da Federassantas? Acesse a página da comunicação e nos envie o seu release. 

Compartilhar esse post