Funcionários da Santa Casa BH se formam na primeira turma do curso de libras

Em 2019, serão capacitados mais 180 alunos. Iniciativa faz parte das comemorações de 120 anos do primeiro hospital de Belo Horizonte.

Os alunos da 1ª turma do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) da Santa Casa BH receberam, no dia 15 de fevereiro, o certificado de conclusão em cerimônia realizada para marcar a vitória no acolhimento às pessoas com deficiência (PCDs). Os 30 formandos – funcionários das áreas assistenciais e de atendimento ao público – estão capacitados para facilitar a comunicação com os surdos e serão identificados pelo símbolo de acessibilidade em libras em seus crachás. A iniciativa faz parte das comemorações de aniversário da instituição, que completa 120 anos em 21 de maio.

Na abertura, dois alunos interpretaram o Hino Nacional em Libras. Em seguida, o provedor Saulo Levindo Coelho destacou a grandiosidade do projeto e a sua importância na humanização dos atendimentos. O evento contou também com a participação da Auditora-Fiscal do Trabalho, Dra. Lailah Vilela, e de representantes da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis). A educadora social da federação, Lara Gontijo, falou sobre a “Surdocegueira: uma condição única” e Joana Batista de Ávila (fonoaudióloga do Centro de Especialidades Médicas SCBH) e Edmárcio Fonseca (coordenador do Almoxarifado) compartilharam suas experiências no acompanhamento do atendimento aos pacientes surdos na instituição.

Em 2019, serão oferecidas mais seis turmas, capacitando 180 alunos. Deste total, 70 são funcionários da Prefeitura de Belo Horizonte. A iniciativa foi possível graças à apro­vação de um projeto no Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/ PCD) em 2017, com captação de recursos através da Fundação Vale.

Fonte: Comunicação Institucional da Santa Casa BH

Compartilhar esse post