Gestores do Instituto Mário Penna visitam a Santa Casa de Montes Claros

A Santa Casa de Montes Claros recebeu nos dias 22 e 23 de janeiro,  visita dos gestores do Instituto Mário Penna, uma das principais instituições filantrópicas de saúde de Minas Gerais que é composta pelos Hospitais Mário Penna e Luxemburgo, a Casa de Apoio Beatriz Ferraz e o Núcleo de Ensino e Pesquisa. De acordo com o Presidente do Conselho Superior de Administração, Dr. Gilmar de Assis, a visita tem como foco conhecer os processos de gestão da Santa Casa de Montes Claros, através da ferramenta “Painel de Gestão à Vista”, que foi desenvolvida no próprio hospital. “Tomamos posse como gestores no último dia 3 de janeiro, e uma das pontuações que elegemos foi essa visita técnica para conhecer a metodologia de trabalho da Santa Casa. Sabemos da importância da Instituição para toda a região. Com suas expertises e indicadores assistenciais promissores, o hospital se torna referência para todo o Estado de Minas Gerais”, disse.

Maurício Sérgio, superintendente da Santa Casa, explica que a ferramenta de Painel de Gestão à Vista foi implementada para oferecer um atendimento com mais agilidade e segurança para o paciente. “O painel é um dos primeiros e mais completos do país e tem como objetivo a unificação e otimização das ações e processos assistenciais em benefício da melhoria do atendimento ao paciente em tempo real”, explica.  O superintendente ressalta que a ferramenta utiliza a metodologia de gestão à vista, visando coletar, centralizar e disponibilizar informações sobre pacientes internados, processos hospitalares e administrativos em um único sistema,  tais como dados clínicos, previsão de alta, prescrições de medicamentos, realização de exames e outros assuntos relativos à assistência hospitalar. “As informações disponibilizadas são atualizadas em tempo real, de acordo com o sistema gerencial integrado do hospital, sem interferência humana, possibilitando que médicos, equipes de enfermagem, gerentes assistenciais e unidades de internação tenham acesso a todos os dados, visando atingir e manter a excelência no cuidado com a vida”, complementa.

Durante a visita, Gilmar de Assis ressaltou que  a Santa Casa de Montes Claros tem a experiência e a expertise na gestão de processos inovadores para a área da saúde. “Nós temos um desafio enorme no Instituto Mário Penna e queremos fazer a diferença com uma administração acertada. Por isso estamos muito honrados de estarmos aqui hoje com todo o nosso staff para conhecermos esses processos e levar o conhecimento daqui para o Instituto Mário Penna”, finaliza. O Instituto Mário Penna tem mais de 60% dos seus pacientes provenientes do SUS e responde por cerca de 70% dos atendimentos dos novos casos de câncer da Região Metropolitana de Belo Horizonte e mais de 20% do total de novos casos de câncer em todo o estado.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros

Compartilhar esse post