Glosas e prazo de recebimento aumentaram para hospitais privados em 2017

Em 2017 os hospitais da Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados) viram suas despesas crescerem mais do que as receitas. A receita por saída hospitalar cresceu 7,3% em 2017, enquanto a despesa por saída hospitalar subiu 8,1% no mesmo período. (Gráfico 1)

Gráfico 1 – Receita líquida e despesa total por saída hospitalar (R$) – Média dos hospitais Anahp

Fonte: SINHA/Anahp. Dados preliminares, ainda sujeitos a revisão.

Um fator que ajuda a explicar o resultado econômico-financeiro dos hospitais privados em 2017 é o aumento do prazo de recebimento de recursos das operadoras por parte dos hospitais e do índice de glosas (recusa de pagamento por parte das operadoras). O prazo médio de recebimento subiu de 66,8 dias em 2016 para 74,3 dias em 2017. O índice de glosas, medido como proporção da receita líquida, cresceu de 3,4% para 4,1%.

Em outras palavras, a dificuldade dos hospitais em receberem os recursos das operadoras acabaram impactando negativamente as suas operações, reduzindo a receita e desestabilizando o fluxo de caixa. Com isto, os hospitais são obrigados a procurar capital no sistema bancário, aumentando, assim, suas despesas financeiras.

Também ajuda a explicar o resultado econômico-financeiro a maior pressão das despesas com pessoal (empregados e contratados), que respondem por quase metade dos gastos dos hospitais e subiram em 2017. A participação do custo de pessoal (despesa com empregados) saltou de 34,5% em 2016 para 35,5% em 2017. Já a parcela dos contratos técnicos e operacionais saltou de 12,8% para 13,8% das despesas hospitalares.

Veja reportagem completa em:
http://portalhospitaisbrasil.com.br/glosas-e-prazo-de-recebimento-aumentaram-para-hospitais-privados-em-2017/

Compartilhar esse post