Hospital Dilson Godinho fortalece a qualidade com novo Escritório para acreditação ONA

A criação do Escritório da Qualidade reflete o empenho da instituição na busca por melhorias contínuas e na atenção ao paciente

O Hospital Dilson Godinho (HDG) lançou nesta  quarta-feira, (12.03), o Escritório da Qualidade, iniciativa estratégica que visa a certificação da Instituição pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
 
Com a participação de várias lideranças, foi apresentado o Projeto de Fortalecimento da Gestão: Implantação do Modelo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), cujo principal objetivo é fortalecer a cultura da qualidade em todos os setores do HDG, sempre colocando o paciente no centro do cuidado.
 
O diretor-presidente do Hospital Dilson Godinho, Helder Leone Alves de Carvalho, enfatiza a relevância desse movimento para a Instituição e para toda a comunidade que será beneficiada.
 
“Nosso compromisso é oferecer um atendimento cada vez mais seguro e eficiente. A criação do Escritório da Qualidade reflete nosso empenho em buscar melhorias contínuas, garantindo que o paciente receba o melhor cuidado possível. Para tanto, vamos contar com a participação efetiva de todas as nossas lideranças, pois todas as áreas serão envolvidas neste processo de certificação ONA. Esse é um marco na história do hospital e reforça nosso papel como referência na saúde da região”, destacou Leone.
 
Para Flávia Alves Câmara, coordenadora do Escritório da Qualidade, a implementação desse modelo de gestão dentro do HDG, representa um avanço significativo. “É com muito entusiasmo que damos início ao projeto do Escritório da Qualidade no Hospital Dilson Godinho. Nosso objetivo é promover uma cultura de qualidade em todos os setores, sempre com o paciente como nossa prioridade. Cada processo que aprimoramos, cada melhoria que implementamos, tem um único propósito: garantir um atendimento mais seguro, eficiente e humanizado”.
 
A consultora Francilene Veloso Caldeira, especialista no processo de qualidade e acreditação ONA, reforça a abrangência do projeto. “Esse é um projeto focado e centrado no paciente. Ele visa aprimorar a assistência em todos os aspectos, envolvendo todos os setores do hospital, desde a área assistencial, passando pelo setor de compras, manutenção, higiene, nutrição entre outros. Para alcançar essa certificação, será necessário cumprir uma série de requisitos e boas práticas. O período de três anos será intenso, repleto de aprendizado, capacitações e execuções de processos. No final desse percurso, o maior beneficiado será o paciente, que perceberá uma assistência ainda mais qualificada no Hospital Dilson Godinho”, ressaltou.
 
SOBRE O ESCRITÓRIO
 
Com a implantação do Escritório da Qualidade, o HDG dá um passo decisivo para consolidar sua posição entre os hospitais acreditados pela ONA, demonstrando seu compromisso com a segurança, a humanização e a excelência nos serviços prestados à população.
 
O processo de certificação e acreditação será formado por diversas etapas. Entre elas, análise de cenário, diagnóstico conforme manual ONA, planejamento estratégico, capacitação manual ONA, plano de ação ONA, capacitação em gestão de riscos, mapeamento dos riscos das etapas dos processos, entre outras etapas. E ao final de três anos, o Hospital Dilson Godinho buscará a acreditação da Instituição pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível I.
 
Também fazem parte da equipe do Escritório da Qualidade, a médica Larissa Giovana Barbosa Souto e a enfermeira, Ana Clara Rodrigues Barbosa.
 
SAIBA O QUE É ESCRITÓRIO DA QUALIDADE
 

Segundo a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED, o Escritório da Qualidade (EQ) é uma unidade dentro de organizações de saúde, como hospitais, responsável por coordenar e monitorar atividades de gestão da qualidade. Suas funções incluem a gestão de documentos, processos e riscos institucionais; a avaliação de desempenho operacional e estratégico; a realização de auditorias internas e a interação com órgãos externos, como agências reguladoras e instituições acreditadoras. Além disso, o EQ alinha as ações de segurança do paciente com o Núcleo de Segurança do Paciente e gerencia as interações sistêmicas dos processos. A gestão da qualidade na saúde envolve estratégias e práticas que buscam garantir a prestação de serviços seguros, eficazes e centrados no paciente, atendendo às expectativas e necessidades dos usuários.

Fonte: Assessoria Hospital Dilson Godinho

Compartilhar esse post