Hospital Márcio Cunha realiza cirurgia inovadora de reconstrução de mandíbula

Hospital Márcio Cunha realiza cirurgia inovadora de reconstrução de mandíbula

Procedimento inédito no Vale do Aço foi realizado por uma equipe de dentistas, especialistas em cirurgias buco-maxilo e médico cirurgião geral, com o objetivo de melhorar as condições de vida da paciente.

O Hospital Márcio Cunha realizou nesta terça-feira, 10 de outubro, em Ipatinga, uma cirurgia de reconstrução de mandíbula, por meio de uma prótese ATM (articulação temporomandibular) – articulação responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca – customizada bilateral. O procedimento, que é de alta complexidade, foi realizado de forma pioneira no Vale do Aço, com duração média de seis horas e foi assistido pelos dentistas, cirurgiões buco-maxilo, Michel Campos Ribeiro, Ana Paula Menezes, Rafael Ângelo Soares e Márcio Bruno Amaral, e o médico, cirurgião geral, Felipe Mansur.

A paciente é uma mulher de 44 anos, moradora de Ipatinga, que necessitou de uma reestruturação total da mandíbula, após passar por cirurgias anteriores na face, que geraram complicações. A indicação à prótese foi dada com o objetivo de promover a recuperação da harmonia facial e o restabelecimento da parte funcional.

“Ela chegou até a nossa equipe bastante debilitada, após passar por processos cirúrgicos que evoluíram para uma degeneração das articulações, que comprometeram a formação do rosto e a mastigação, por conta das alterações no encaixe dos dentes. Somos gratos ao HMC por confiar a nós, essa oportunidade de realizar um procedimento tão importante, que irá proporcionar melhor qualidade de vida a paciente”, destaca o especialista do Hospital Márcio Cunha, Michel Campos Ribeiro.

Para realizar a cirurgia, a equipe de cirurgiões elaborou o procedimento por meio de um planejamento inovador, que com o auxílio de um software, permitiu aos profissionais visualizarem a intervenção virtualmente, oferecendo mais segurança para os especialistas.

“É importante que nós, profissionais, estejamos sempre em constante atualização técnica, por meio de estudos e especializações, para então atender demandas tão desafiadoras como essa, visando garantir a recuperação integral dos pacientes”, enfatiza Michel.

Ainda de acordo com o especialista, a aplicação de prótese de ATM customizada é uma técnica específica, aplicada em casos raros, o que a torna um procedimento não habitual, diferente dos casos de cirurgias ortognáticas. A aplicação da prótese é indicada em casos de cirurgias continuamente malsucedidas, como também para situações anquiloses bucal – que é uma rigidez causada nas articulações -, ou em casos de pessoas portadoras de doenças ósseas, como artrite e artrose, que podem desencadear condições que comprometem o desenvolvimento mandibular e todo o sistema bucal.

Após passar pela cirurgia, a paciente permanece em observação e passa bem.

Assessoria de Imprensa: Sarah Faustino 

Gostaria de divulgar informações do seu hospital no site da Federassantas? Acesse a página da comunicação e nos envie o seu release.

Compartilhar esse post