Hospital Nossa Senhora das Dores e Arnaldo Gavazza realiza I Fórum Sobre os Desafios da Equidade no Transtorno de Espectro Autista (TEA)

Hospital Nossa Senhora das Dores e Arnaldo Gavazza realiza I Fórum Sobre os Desafios da Equidade no Transtorno de Espectro Autista (TEA)

O auditório da OAB, em Ponte Nova, ficou lotado nesta quarta-feira, 11 de setembro, para a realização do I Fórum Sobre os Desafios da Equidade no Transtorno de Espectro Autista (TEA) e na Transexualidade, promovido pelos hospitais Nossa Senhora das Dores e Arnaldo Gavazza.
 
O evento teve programação ao longo de todo o dia. Após um vídeo de abertura, explicando sobre a ideia da realização do Fórum, foram feitas rodas de conversa com usuários dos serviços de saúde e os prestadores. Na primeira roda de conversa, o tema central foram as experiências dos usuários em relação ao atendimento dos autistas. Na sequência, outra roda de conversa sobre transgêneros. Por fim, foram ouvidos os prestadores dos serviços de saúde, que são os hospitais e o município.
 
Depois, começaram as palestras com a presença de autoridades:
-Dr. André Figueiredo, promotor de justiça do Ministério Público de Minas Gerais
-Dr. Luís Renato Braga Arêas Pinheiro, defensor público do Estado de Minas Gerais;
-Karen Ségala, referência técnica da Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova;
-Dr. Swavilly Vivicananda Salgado, médico assessor da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde de Minas Gerais
-Vladimir de Souza Rodrigues, defensor público do Estado de Minas Gerais;
-Dr. Dayse Mara Silveira Baltazar, juíza diretora do Fórum da Comarca de Ponte Nova.
 
O Fórum foi importante, pois reuniu todos os atores envolvidos e interessados no assunto: usuários, prestadores e autoridades. Dessa forma, foi possível ouvir as demandas dos usuários, entender as dificuldades dos prestadores e ouvir das autoridades sobre os direitos dos pacientes e sobre as possibilidades legais de melhorias na prestação do serviço
 
Agradecemos a todos que participaram do Fórum e deram suas contribuições. Nosso muito obrigado, também, ao público que acompanhou o evento presencialmente, no auditório da OAB, e também de maneira virtual, por meio da transmissão feita pelo Youtube do HNSD. Informamos, inclusive, que essa transmissão está salva, para quem quiser assistir posteriormente.

Compartilhar esse post