Hospital São Francisco lidera ranking em cirurgias ortopédicas pelo SUS

O Hospital São Francisco (HSF) se destaca como líder em cirurgias ortopédicas realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais. Segundo dados do DataSUS, em 2024, foram realizados 4.459 procedimentos ortopédicos, consolidando a instituição como referência na especialidade. Aos 69 anos, Geraldo Francisco da Costa passou por uma artroplastia de quadril no Hospital São Francisco após sofrer uma queda que resultou na fratura do fêmur. Ele aguardou dois dias pela cirurgia após ser transferido de outra instituição, onde teve a internação negada. “Meu pai e meu irmão também foram atendidos aqui. O cuidado da equipe foi excelente e me deram todo o suporte necessário”, conta. Confiante, ele acredita que logo poderá retomar suas atividades com autonomia e qualidade de vida.
 
Ranking nacional
 
A liderança do HSF, uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS, no ranking nacional nesta área reflete não só o nível técnico da equipe, mas também o impacto positivo na saúde pública. Ao se tornar uma referência em procedimentos ortopédicos, o hospital tem contribuído para melhorar a qualidade do atendimento no país. Este reconhecimento é fruto da dedicação e competência de sua equipe médica, que assegura que muitos pacientes, inclusive idosos com mais de 90 anos, tenham acesso a cuidados de excelência.
 
Esse feito não é apenas um avanço técnico, mas uma verdadeira vitória para os pacientes, cujas vidas são transformadas por essas cirurgias. Para o HSF, ser líder nessa área é motivo de grande orgulho, pois significa que, por meio do SUS, muitos brasileiros têm acesso a tratamentos ortopédicos de alta qualidade, com resultados que vão além da técnica, refletindo um atendimento humanizado que melhora a sua qualidade de vida.
 
O ortopedista e traumatologista Rodrigo Otávio Araújo, diretor técnico da unidade Santa Lúcia do HSF, destaca que a instituição foi idealizada, há mais de uma década, como referência em ortopedia. “Para alcançar essa posição, investimos na formação de uma equipe altamente qualificada, com profissionais titulados pela SBOT, mestres e especialistas na área. Também ampliamos a infraestrutura: adquirimos mesas cirúrgicas, focos, intensificadores de imagem, equipamentos de radiografia e montamos um grupo especializado em fraturas do quadril, o GOQ (Grupo de Ortopedia do Quadril), que discute casos e promove atualizações mensais”, completa.
 
Especialidades
 
Atualmente, o HSF conta com 35 ortopedistas, 24 residentes credenciados pelo MEC e pela SBOT, além de fisioterapeutas que acompanham os pacientes diretamente nos leitos. A equipe também recebe profissionais em formação de outros países da América Latina e dos Estados Unidos. A constante atualização científica, por meio de congressos e treinamentos, aliada ao uso de tecnologias avançadas, garante a excelência dos resultados alcançados pelo hospital.

Com atendimento 100% SUS, o Hospital São Francisco realizou mais de 1 milhão de atendimentos em 2024, incluindo cirurgias, internações, sessões de hemodiálise, quimioterapia, consultas, exames e análises clínicas. A instituição oferece assistência em mais de 40 especialidades, como Cirurgia Geral, Nefrologia, Neurocirurgia, Cardiologia, Ortopedia e Oncologia. Este ano, estão sendo construídos mais 70 leitos de enfermaria, quatro salas cirúrgicas, ampliação da Central de Material e Esterilização, quatro novos consultórios ambulatoriais e uma sala de Raio-X, em parceria com o Governo de Minas, para ampliar a capacidade da unidade.

Fonte: Assessoria de comunicação do Hospital São Francisco.

Ortopedista e traumatologista Rodrigo Otávio Araújo

Compartilhar esse post