Impressora 3D cria coração de silicone

Existem no mundo cerca de 26 milhões de pessoas com problemas cardíacos, mas o número de doadores não consegue suprir os transplantes necessários. Pensando nisso, cientistas do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, usaram a tecnologia de impressão 3D para criar um coração de silicone que funciona como o humano e que, no futuro, pode salvar a vida de pacientes.

“O nosso objetivo é desenvolver um coração artificial que tenha praticamente o mesmo tamanho do órgão do paciente e que imite o coração humano o mais próximo possível em forma e função”, disse Nicholas Cohrs, estudante de doutorado que desenvolveu o coração artificial.

Diferente dos corações artificiais existentes, o órgão desenvolvido por Cohrs é oco e macio, características possíveis pela aplicação da impressão 3D. Dessa forma, foi possível recriar os ventrículos esquerdo e direito, assim como um coração humano, mas eles não são separados pelo septo interatrial, mas por uma câmara adicional, capaz de bombear o sangue, substituindo a contração muscular.

Veja reportagem completa em:
http://www.otempo.com.br/interessa/sa%C3%BAde-e-ci%C3%AAncia/cientistas-usam-impressora-3d-para-criar-cora%C3%A7%C3%A3o-de-silicone-1.1497663

Compartilhar esse post