Instituto de Nefrologia do Hospital Bom Samaritano está entre os cinco melhores de Minas Gerais

Instituto de Nefrologia do Hospital Bom Samaritano está entre os cinco melhores de Minas Gerais

No estado, 53 instituições enviaram relatório para a avaliação, sendo o único do país a garantir cinco hospitais classificados com alta conformidade

O Instituto de Nefrologia Vale do Rio Doce (INVRD), parceiro do Hospital Bom Samaritano (HBS) na prestação do serviço de alta complexidade em Nefrologia, recebeu na última semana a classificação do serviço de Diálise entre os cinco melhores do Estado, de acordo com o relatório de avaliação nacional das práticas de segurança do paciente da Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa).

É a primeira vez que o INVRD do Hospital Bom Samaritano participa do processo e enfatiza o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviço de saúde, o que consiste em uma estratégia para a promoção da cultura da segurança do paciente, prática que está no topo das exigências da ONA para Acreditação Plena do Hospital. “No país, apenas 4% dos serviços de diálise que participaram da avaliação, receberam a certificação de alta conformidade, estamos em quarto lugar no estado o que nos qualifica não somente em relação ao paciente, mas também, como equipe”, afirma a gerente assistencial do instituto, Luciane Menenguci.

Foram analisados 18 quesitos, entre eles, o protocolo implantado de práticas de higiene das mãos, a identificação correta do paciente, a implantação para segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos. Medidas que já fazem parte da rotina do hospital, com a certificação da ONA obtida nos últimos anos. “É um reconhecimento que prova que estamos no caminho certo, que temos que preservar a saúde do paciente. O tratamento de hemodiálise mantém a vida e para isso, procuramos manter os três eixos no nosso atendimento, a segurança do paciente, a eficácia do tratamento e a melhor qualidade de vida”, afirma o diretor geral do instituto, médico Márcio Pena.

Critérios para a certificação

Foram convidados a participar da avaliação nacional os serviços de Diálise que atendem pacientes com doença renal crônica. Como critério de análise, a Anvisa trabalhou com os dados que foram encaminhados pelos estados por meio de planilha.

Os prestadores de serviço foram avaliados de acordo com o nível de conformidade, sendo alta para aqueles que apresentaram de 67 a 100% de conformidade, média representada por 34 a 66% e baixa de 0 a 33% ou não participaram da avaliação.

Minas foi o único Estado a ter cinco hospitais classificados como alta conformidade, sendo o Instituto de Nefrologia Vale do Rio Doce do Hospital Bom Samaritano o 4º colocado do Estado, ficando apenas a um ponto de diferença do 1º lugar.

Dos critérios avaliativos, o plano implantado de gerenciamento de tecnologias com equipamentos de Hemodiálise e Diálise foi o que obteve melhor resultado na avaliação que contou com 53 das 93 instituições cadastradas como serviço de Diálise no estado, 57% segundo o relatório. Os números apontam que em todo o país, 488 instituições fizeram o cadastro avaliativo, de um total de 831, média de 53%.

A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Diálise da Anvisa pode ser configurada como um suporte promissor ao desenvolvimento de ações e estratégias promotoras da segurança nos serviços de saúde que realizam o processo dialítico, tudo com foco no paciente.

Fonte:  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Instituto de Nefrologia Vale do Rio Doce

O Instituto de Nefrologia é parceiro do Hospital Bom Samaritano (HBS), que oferece tratamento a pacientes SUS de 84 municípios, sendo referência para mais de 1,5 milhão de habitantes. “Cobrimos uma área grande em relação ao atendimento com a certificação. A procura por tratamento pode aumentar, estamos de portas abertas para atender a todos que precisam. Alguns Estados não tiveram nenhuma avaliação, felizmente em Minas, ficamos muito bem avaliados”, conclui Pena.

Geralmente, os pacientes encaminhados ao instituto são originados do HBS em regime de internação, da UPA, encaminhados pelo Hospital Municipal de Governador Valadares ou em tratamento crônico contínuo de municípios de toda a macrorregião.

Com uma equipe de 87 colaboradores, o instituto atende 1.560 pacientes em tratamento conservador ambulatorial, ou seja, quando o paciente tem perda da função renal mas, não precisa fazer hemodiálise ainda. Em 2022, foram realizadas 55.194 sessões de hemodiálise.

Assessoria de Imprensa: Lígia Heringer

Gostaria de divulgar informações do seu hospital no site da Federassantas? Acesse a página da comunicação e nos envie o seu release.

Compartilhar esse post