Inter consulta Cardiológica Digital da Doc4Doc no Hospital Santo Antônio, Taiobeiras-MG

No dia 02/05, o time de Neurocirurgiões da Doc4doc recebeu uma solicitação de Inter consulta digital para uma avaliação na urgência. A Inter consulta neurológica descartou a possibilidade de um acidente vascular encefálico e orientou sobre outras possíveis causas que deveriam ser investigadas.


Com a presença de sintomas cardiológicos e a progressiva piora do quadro clínico, o time hospitalar solicitou a Inter consulta cardiológica da Doc4doc.


Rapidamente, a cardiologista da Doc4doc diagnosticou uma arritmia cardíaca grave, com alto risco de morte da paciente e que necessitaria de um procedimento de emergência.  Iniciou assim a condução da realização do procedimento de cardioversão elétrica (choque) e consequente estabilização da paciente com o uso de medicações, sedação e intubação.


A condução do caso ocorreu de maneira síncrona, dentro da sala de emergência, através de uma vídeo-interconsulta envolvendo a nossa médica cardiologista, o médico plantonista do hospital e a enfermeira que auxiliava o médico na sala de emergência. A paciente evoluiu com uma melhora significativa, tendo sido encaminhada para a UTI do próprio hospital, sem a necessidade de ser transferida para outro serviço por falta de um time médico especializado para pronto-atendimento.


Esse caso retrata de forma emocionante como a inserção de tecnologia no ambiente hospitalar, apoiada em pessoas pode salvar vidas. A perfeita sincronia entre a enfermeira, o médico de plantão e a médica cardiologista, aliada a uma tecnologia de simples utilização, tornou imperceptível à distância de 1.300 km que separavam a sala de emergência do hospital e a casa de uma médica especialista, mãe de uma linda menina de 2 semanas de vida. Mais uma vida salva! 

Fonte: Doc4doc

Compartilhar esse post