Janeiro Branco: Grupo Santa Casa BH lança campanha com ação nas redes sociais

Com perfis e feeds em branco, instituição convida todos a pararem e refletirem sobre saúde mental; campanha contará com uma programação voltada para os colaboradores

 

Tirar um tempo para ficar “off” das redes sociais e da rotina atribulada (ainda que por alguns minutos do dia) pode ser uma boa opção para quem deseja entrar em 2023 com mais saúde mental. Essa é a proposta do Grupo Santa Casa BH, que lança a campanha do Janeiro Branco, convidando seus colaboradores e toda a sociedade a pararem e refletirem sobre seus pensamentos, emoções e hábitos que, muitas vezes, revelam sinais de que algo não vai bem. Para isso, no último dia 5 de janeiro, a instituição iniciou uma ação inédita em suas redes sociais, deixando o seu feed e as fotos de perfis totalmente em branco, chamando a atenção para essa causa.

Com os dizeres “Estamos refletindo…” e um vídeo institucional da campanha, os posts e demais peças que estão espalhados pelas unidades do GSCBH convocam os colaboradores para a programação do Janeiro Branco que vai até o dia 27 deste mês.

De acordo com a superintendente de Recursos Humanos do Grupo Santa Casa BH, Clarina Macedo, o objetivo é estimular o autocuidado e o autoconhecimento. “A saúde começa de dentro para fora, somos reflexo dos nossos pensamentos e emoções. Por isso, é muito importante que voltemos o olhar para dentro de nós mesmos, avaliando o que sentimos e como reagimos diante das experiências que vivenciamos. Quanto mais consciência tivermos de quem somos, mais fácil será cuidar da saúde mental, identificar possíveis transtornos e, claro, tratá-los da forma adequada”, diz.

Nesse sentido, Clarinda explica que muitas atitudes aparentemente comuns podem ser sinais de que alguém precisa de ajuda. “Dependência de celular e outras tecnologias, má qualidade do sono, compulsão alimentar, isolamento, dificuldade para relaxar, irritabilidade, entre outros sinais, podem indicar que alguém enfrenta um quadro depressivo, por exemplo. Além de afetar a própria qualidade de vida da pessoa, esses comportamentos podem atrapalhar todas as suas relações”, ressalta a superintendente.

Por isso, a campanha do Janeiro Branco do GSCBH propõe a mudança de hábitos, a partir da auto-observação, da quebra de tabus sobre saúde mental e da conexão com aquilo que faz bem para cada pessoa. A programação contará com rodas de conversa sobre gatilhos emocionais e atitudes saudáveis, sessões de filmes temáticos com a participação de psicólogos e espaço para depoimentos, entre outras ações.

Janeiro Branco

Criado no Brasil, é um movimento social coordenado pelo instituto Janeiro Branco e voltado para a construção e fortalecimento de uma cultura da saúde mental no mundo. Seu objetivo é chamar a atenção de toda a sociedade para essa causa urgente, tendo como premissa o respeito à condição psicológica de cada um.

A campanha é realizada em janeiro por esse ser o primeiro mês do ano, período em que as pessoas costumam refletir sobre suas vidas e traçarem novos planos e objetivos para o ano que se inicia. Em 2023, o tema é “A vida pede equilíbrio”.

Compartilhar esse post