Mais 486 leitos são habilitados para covid-19 em Minas Gerais

Nesta quarta-feira, 15/7, o Ministério da Saúde habilitou mais 486 leitos de UTI exclusivos para a covid-19, em 35 municípios mineiros. Os leitos, que já eram credenciados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) para atendimento exclusivo aos pacientes com coronavírus, passam a ser financiados pelo Governo Federal. O montante de R$ 66.672.000,00 é oriundo do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo Coronavírus (COVID 19) e será repassado pelo Ministério da Saúde via fundos Estadual e Municipais de Saúde, em parcela única. A habilitação valerá por 90 dias, podendo ser prorrogada.

O secretário de estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, reforça a importância da publicação. “A habilitação significa que o Ministério da Saúde arcará com os custos da operação de aproximadamente 1.004 leitos de toda a rede ampliada para o covid. Com o isso, o Estado de Minas Gerais terá condição de manter o custeio do restante da rede. Além disso, poderá redirecionar valores financeiros para outras atividades da saúde, em especial, ampliando testagem, buscando o fornecimento de medicamentos para aqueles prestadores que tenham dificuldade e também financiando a hospedagem de pessoas vulneráveis que estejam contaminadas pela covid.

Desde o início da pandemia, o Governo de Minas tem se empenhado para ampliar os leitos em todo o estado. Até o momento, já foram abertos 1.402 leitos de UTI, passando de 2.072 em fevereiro, para 3.474 atualmente. Os leitos de enfermaria também foram incrementados, passando de 11.625 para 20.726 no mesmo período.

Fonte: SES-MG – Por Karen Moreira

Compartilhar esse post