Mário Palmério Hospital Universitário elege nova Direção Clínica e Comissão de Ética Médica

Mário Palmério Hospital Universitário elege nova Direção Clínica e Comissão de Ética Médica

O Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) elegeu a Diretoria Clínica e a Comissão de Ética Médica para o mandato 2024 – 2026. A eleição ocorreu entre os dias 23 e 24 de novembro. Todos os membros do corpo clínico do hospital tiveram direito a voto.

A diretoria Clínica e a Comissão de Ética Médica têm o objetivo de garantir boas condições de trabalho para os profissionais, bem como assegurar a segurança de todos os pacientes.

De acordo com o Diretor Técnico do MPHU, o médico Raelson de Lima Batista, as eleições tiveram ampla participação do corpo clínico do hospital que escolheram seus representantes para duas importantes áreas de atuação no hospital. “A Diretoria Clínica, que exerce papel fundamental como elo entre todo o corpo clínico do hospital e as diretorias administrativa, financeira e assistencial com as defesas de atuação profissional e as condições de trabalho exercida e Comissão de Ética Médica, que é uma instância fundamental das operações diárias de uma instituição hospitalar em caso de desgastes e desvios de posturas. Algo natural nas inter-relações humanas”, afirma.

Ainda segundo o diretor técnico, a existência de uma instância que permita consultas e orientações sobre temas éticos e sobre a jornada diária é sempre algo aceitável além de atender legislação específica. “A Comissão de Ética é garantia de mais um componente de qualidade para as operações cotidianas do hospital, já que funciona com um braço a mais do próprio Conselho de Regional de Medicina, por exemplo”, completa.

No MPHU, a Diretoria Clínica e a Comissão de Ética Médica podem ter concorrência por meio da formação de chapas. Cada chapa deve ser composta pelo diretor, pelo vice-diretor e pelos membros da comissão. Nesta disputa houve apenas uma chapa inscrita.

A eleição foi feita de forma direta pelos médicos da Instituição para um mandato de trinta meses, sendo que o diretor clínico pode ter o cargo renovado por uma vez.

Resultado – O médico Cristiano Garcia Gonçalves foi eleito diretor clínico e o médico Fernando Machado Maia, vice-diretor clínico. O mandato tem início no dia 9 de fevereiro de 2024.

A Comissão de Ética Médica eleita é formada pelos médicos Anderson Marcos Pagani, Luís Flavio Vilela de Mesquita, Daniela Ribeiro Zago Mesquita, Fárida Mello Bento de Senne e Paula, Sabrina Maria de Castro Sarreta e Debora Martins Ferreira.

Assessoria de imprensa: Daniela Brito

Gostaria de divulgar informações do seu hospital no site da Federassantas? Acesse a página da comunicação e nos envie o seu release.

Compartilhar esse post