Mário Penna lidera Rede Mineira de Pesquisa em Oncologia

Mário Penna lidera Rede Mineira de Pesquisa em Oncologia

O Mário Penna avança continuamente no protagonismo da pesquisa científica. Reconhecida pela tradição e referência no tratamento oncológico de Minas Gerais, a instituição, por meio do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação, agora também lidera a Rede Mineira de Pesquisa em Oncologia, em parceria com a Fundação Cristiano Varella, de Muriaé, que assume a vice-liderança do projeto.

A Rede integra 16 Institutos de Ciência e Tecnologia do estado e conta com a participação de 129 pesquisadores. O objetivo principal é consolidar um espaço de colaboração e integração entre pesquisadores, técnicos e alunos que trabalham na área. A proposta visa compartilhar experiências e complementar suas expertises na busca de avanços no diagnóstico e tratamento do câncer.

O projeto é mais uma ferramenta de cooperação técnica para acelerar a tradução de descobertas científicas em produtos. A Rede visa promover conectividade, oportunidades de negócios e crescimento econômico por meio do desenvolvimento de novas tecnologias e inovação em saúde.

Para a Dra. Letícia Braga, gerente da Pesquisa Translacional do Mário Penna, a Rede terá um papel fundamental no atendimento ao Sistema Único de Saúde. “Com as atividades da Rede será possível melhorar o acesso à informação e a recursos, compartilhar infraestrutura, experiências e dados para impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento em oncologia no contexto do SUS. Isso, sem dúvidas, vai impactar o cenário da oncologia no estado, tanto na qualidade da pesquisa quanto na assistência “, afirma.

Este é um dos muitos projetos da equipe de Pesquisa Translacional do Mário Penna para o ano de 2024. Ao assumir a coordenação da Rede, a Dra. Letícia Braga assinou o termo de outorga com a FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Tão logo o recurso seja descentralizado os membros da Rede serão convocados para constituir o comitê gestor.

Para o Dr. Sérgio Gomes da Silva, coordenador do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Cristiano Varella, as expectativas para a implementação da Rede são as melhores. A nossa ideia é reunir vários laboratórios e grupos de pesquisa para estudar problemas comuns do câncer em Minas Gerais. Nós temos uma população com hábitos de vida específicos, que merecem um cuidado particular para os problemas relacionados à oncologia. A gente acredita que muitas descobertas e inovações surgirão desse grupo seleto de pesquisadores, o que vai possibilitar que o nosso estado se sobressaia nessa vanguarda de pesquisa oncológica “, ressalta.

A liderança do Mário Penna frente à Rede consagra o protagonismo da instituição no estado, tanto na assistência ao paciente oncológico quanto no desenvolvimento científico.

Assessoria de Imprensa: Sofia Gontijo

Compartilhar esse post