Minas Gerais tem 2,30 médicos para cada mil habitantes

Minas Gerais tem 48.606 médicos para atender 21 milhões de habitantes – o que representa 2,30 médicos para cada mil habitantes. O índice supera a média nacional, de 2,19 médicos para cada mil habitantes, mas é o pior da região Sudeste, que concentra o maior número desses profissionais.

No Sudeste, o Rio de Janeiro lidera a distribuição, com 3,55 médicos para cada mil habitantes. Os dados fazem parte da pesquisa Demografia Médica 2018, realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e divulgada na última semana.

O presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG), o médico pediatra Fábio Guerra, explica que o índice em Minas está próximo ao de alguns países desenvolvidos. O problema, segundo Guerra, está na distribuição desse profissionais, concentrados nas capitais e nas cidades maiores.

“Minas segue o padrão do que está acontecendo no país. Em termos de distribuição, os Estados do Norte e do Nordeste têm uma distribuição pior do que os Estados do Sul e do Sudeste. Se a gente for comparar de forma geral, Minas está em uma situação menos complicada do que o Norte e Nordeste”, explica o presidente do CRM-MG.

Guerra lembra, no entanto, que é possível ver essa desigualdade da distribuição dentro de Minas Gerais. “Há uma maior concentração de médicos na capital mineira, no Sul e no Triângulo (Mineiro) e menor no Norte de Minas, por exemplo”, compara.

Mais informações acesse: http://www.otempo.com.br/interessa/minas-gerais-tem-2-30-m%C3%A9dicos-para-cada-mil-habitantes-1.1588917

Compartilhar esse post