Ministro inaugura leitos e propõe novidade para financiamento dos filantrópicos

O Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, inaugurou hoje 10 novos leitos do Centro de Transplantes da Santa Casa BH. Com esta expansão, a unidade vai aumentar em 33% o número de transplantes e passará a contar com 39 leitos para transplantar órgãos e medula óssea de usuários do SUS de todo o país.

Durante a solenidade o Ministro parabenizou a direção do hospital e lembrou da importância da Santa Casa para saúde do estado e do Brasil. Ele afirmou que durante seu exercício, vai batalhar para o fortalecimento do SUS e oferecer o melhor serviço e um atendimento igualitário para os usuários do sistema. O provedor da Santa Casa, Saulo Levindo Coelho, agradeceu a presença do Ministro, e diante da nova instalação, afirmou que a saúde deve ser tratada como prioridade. O provedor salientou também, que a estrutura foi instalada com recursos próprios da instituição e que o valor estimado do investimento é de cerca de R$ 1 milhão.

De acordo o Diretor Técnico da SCBH, Dr. Guilherme Riccio, além de complementar o Programa de Transplantes do hospital, a inauguração dos novos leitos são um grande passo para a realização de transplantes de medula infantil.

Uma nova visita de representantes do Ministério da Saúde à SCBH está prevista para o próximo dia 08 maio, para a realização de uma vistoria e consequentemente para o credenciamento da instituição para dar inicio aos serviços de transplantes.

Também estiveram presentes na inauguração, o Secretário de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo; o Secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto; o vice-prefeito de BH, Paulo Lamac; diretores, representantes do corpo clínico e funcionários do hospital; além de parlamentares e convidados.


Ministro da Saúde, Gilberto Occhi; o Secretário de Atenção à Saúde, Francisco Assis Figueiredo; e os representantes da Santa Casa BH, Saulo Levindo Coelho, Gonçalo de Abreu Barbosa e Guilherme Riccio

 

Kátia Rocha, presidente da Federassantas e Lourdes Paiva, Gestora de Negócios, também comparecem à inauguração

PRÓ SANTAS CASAS E NOVA LINHA DE CRÉDITO PARA OS FILANTRÓPICOS

Durante a visita à SCBH, o Ministro Gilberto Occhi declarou que o Ministério da Saúde está atuando em duas frentes importantes em relação ao financiamento das santas casas e dos hospitais filantrópicos. Segundo ele, o programa Pró-Santas Casas está em fase de regulamentação, e o Ministério atua em parceria com Caixa Econômica Federal, a Frente Parlamentar das Santas Casas e com o Congresso Nacional.

Occhi declarou ainda que a pasta estuda criar uma linha de crédito especial para os filantrópicos, com o apoio da Caixa, outras instituições bancárias e de parlamentares federais.  Segundo ele a proposta é que a nova linha de crédito custeie melhorias e ampliações nos hospitais filantrópicos. De acordo com ele, este financiamento irá trazer juros mais baixos que os praticados atualmente no mercado (que hoje chegam a até 20% ao ano), e ajustados de acordo com a realidade dos filantrópicos, que já sofrem com as enormes dívidas bancárias.


CENTRO DE TRANSPLANTES SCBH

Em funcionamento desde julho de 2016, o Centro de Transplantes da SCBH já realizou 132 transplantes de medula óssea, 31 de fígado, 154 de rim e 236 de córnea. Segundo a coordenadora do Centro, Raquel Caldeira, são realizadas, em média, 25 internações por mês e  os novos leitos propiciarão um aumento de 33% do serviço.

A unidade conta com atendimento de hospital-dia e ambulatório, possui capacidade integral para realizar, em média, 350 consultas mensais, e serviço de hospital-dia para atender intercorrências clínicas – reduzindo assim a necessidade de internação hospitalar.

Atualmente, o hospital oferece transplantes de córnea, medula óssea, rim e fígado. Realiza também a captação de múltiplos órgãos para transplantes, coletas de medula óssea e células-tronco periféricas para o banco do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), que são destinados, inclusive, para o exterior.


Foto: Ass. Comunicação SCBH

Compartilhar esse post