O Hospital da Baleia – referência no atendimento à criança sem Minas Gerais – vai realizar mais um mutirão de cirurgias pediátricas, no próximo sábado, dia 29 de junho, a partir das 7h. A equipe de Cirurgia Pediátrica vai atender, no mesmo dia, até 30 (trinta) crianças que já foram encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde e estão aguardando cirurgia.

Segundo o coordenador do Serviço de Cirurgia Pediatra do Hospital, Márcio Marins, existe uma grande demanda de cirurgias pela oncologia pediátrica e de pacientes que estão no Centro de Terapia Intensiva (CTI). São cerca de 100 cirurgias por mês. “Para aliviar a agenda e conseguir atender essa grande demanda, realizamos os mutirões para cirurgias mais simples como o tratamento de hérnia – que é a cirurgia de maior prevalência na criança. Esses casos configuram em torno de 70% das cirurgias pediátricas realizadas no Hospital da Baleia”, ressaltou. Outras cirurgias muito comuns na pediatria são a correção de testículos altos, seguidas de defeitos congênitos no pênis (hipospádia).

De acordo com o médico, o objetivo do mutirão é otimizar a fila do SUS, adiantando as cirurgias e diminuindo o tempo de espera das crianças que estão aguardando. “É importante mostrarmos que a assistência às crianças continua sendo o cerne do atendimento no Hospital da Baleia” reforçou o cirurgião. Este é o quinto mutirão pediátrico e a intenção do coordenador do serviço é continuar com a iniciativa, visto que tais procedimentos são ágeis e melhoram a qualidade de vida de várias crianças de uma só vez. “São cirurgias rápidas e menos invasivas. A desospitalização às vezes requer um dia apenas, mas há casos em que os pacientes vão embora no mesmo dia”, explicou.

Saiba mais em: https://www.bemminas.com.br/noticias/minas-gerais/sabado-29-mutirao-no-hospital-da-baleia-agiliza-cirurgias-pediatricas-pelo-sus/3620