Funcionários do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Sete Lagoas, fizeram ontem (24/08) uma manifestação pelas ruas da cidade, até a porta do hospital, para cobrar da diretoria da instituição o pagamento de salários atrasados. Segundo o diretor do HNSG, Cléber Amorim, a manifestação é um direito dos trabalhadores, reconhecido pela instituição, mas que o hospital precisa receber da prefeitura e do governo estadual, um montante de R$ 3 milhões. A presidente da Federassantas, Kátia Rocha, esteve presente na ocasião e afirmou que, caso nada seja feito, vai recorrer à Justiça por uma solução.
O HNSG é uma instituição que oferta pelo menos 70% de seus atendimentos para os usuários do SUS e é referência para cerca de 650 mil habitantes de 35 municípios da região.
Confira abaixo a nota de esclarecimentos publicada pela instituição:
A Irmandade de Nossa Senhora das Graças vem a público esclarecer que não tem medido esforços para regularizar os atrasos nos pagamentos salariais da sua equipe de colaboradores.
O propósito deste Hospital é garantir uma assistência de qualidade ao paciente e mesmo diante da grave situação financeira que atinge os Hospitais Filantrópicos e as Santas Casas, o HNSG optou por manter os postos de trabalho, garantindo assim a manutenção dos serviços essenciais.
Mesmo diante das dificuldades financeiras, o HNSG tem conseguido efetuar o pagamento dos salários dentro da mesma competência. Além disso, as parcelas do 13º salário de 2016 estão sendo rigorosamente pagas todo dia 20, conforme Acordo estabelecido junto aos órgãos competentes e entidade de classe, tendo sido feita a negociação em 08 parcelas, sendo que 06 já foram quitadas.
Nosso compromisso é manter o Hospital funcionando para que ele possa continuar atendendo e prestando um serviço de saúde com qualidade à toda população de Sete Lagoas e região. Dessa forma, o HNSG vem produzindo ações que visam solucionar este impasse, bem como estabelecendo alianças e parcerias, com o objetivo de manter o pagamento de seus funcionários dentro do prazo legal, todo 5º dia útil e regularizar todas as verbas trabalhistas que por ventura estiverem em atraso.
Nosso intuito é agir com transparência para que o entendimento deste momento que a Instituição está passando chegue ao conhecimento de toda a sociedade. Somos solidários a qualquer movimento pacífico que possa nos ajudar a reverter esta situação, demonstrando que o objetivo do HNSG é cumprir com suas obrigações e prestar uma assistência de qualidade. Atualmente estamos trabalhando para garantir a sobrevivência dessa centenária Instituição.
A Irmandade de Nossa Senhora das Graças – INSG,é uma associação religiosa, filantrópica sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública nas esferas municipal, estadual e federal. A instituição é mantenedora do Hospital Nossa Senhora das Graças – HNSG, que presta serviços há 137 anos, atendendo hoje a uma população de cerca de 650 mil vidas, distribuídas nos 35 municípios da macrorregião de saúde de Sete Lagoas. O HNSG possui pelo menos 70% de seus atendimentos voltados para os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, hoje o maior convênio atendido pelo hospital.
Disponível também em: Nota a imprensa_HNSG