Novos dispositivos facilitarão a vida de quem tem diabetes

De bombas de insulina ultrarrápidas a monitores contínuos de glicemia que não exigem picadas na pele, novas tecnologias ajudam médicos e pacientes a administrar os níveis de açúcar no sangue e a evitar as complicações do diabetes. Essas e outras novidades foram divulgadas no 30° Congresso Internacional de Tecnologias Avançadas e Tratamentos para Diabetes, que aconteceu na Áustria, no mês passado. O evento reuniu milhares de especialistas do mundo todo.

Um dos lançamentos mais importantes foi o glucagon – hormônio responsável por aumentar o nível de glicose no sangue – em pó intranasal, que tem como objetivo acelerar o tratamento da hipoglicemia – quando há uma queda acentuada de açúcar no sangue – e impedir complicações para a saúde de quem tem a doença.

“O método tradicional de aplicação acontece por meio de injeções, o que pode retardar a estabilização da glicemia. Há casos em que a pessoa não sente os sintomas da hipoglicemia e pode acabar desmaiando, perdendo a consciência, entrando em coma ou até tendo convulsões. Nesse caso, a aplicação do hormônio via nasal seria rápida – em até 30 minutos –, indolor e nada invasiva ao paciente”, afirma o endocrinologista Levimar Rocha Araújo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, um dos representantes do país no congresso. A liberação do medicamento deve ser submetida à Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, ainda nesse semestre.

Leia mais sobre o assunto em: https://www.otempo.com.br/interessa/sa%C3%BAde-e-ci%C3%AAncia/novos-dispositivos-facilitar%C3%A3o-a-vida-de-quem-tem-diabetes-1.1606178

Compartilhar esse post