Para encerrar nossa série de reportagens “A importância dos filantrópicos em Minas”, confira um pouco das atuações e história dos filantrópicos da Zona da Mata!
ASCOMCER: única instituição oncológica filantrópica de Juiz de Fora e região
A ASCOMCER – Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer é a única instituição oncológica filantrópica da região, atendendo a mais de 150 cidades além de Juiz de Fora, tais como Bicas, Matias Barbosa, Piau e outras. Com a sede atual de seu Hospital inaugurada em 1988, a ASCOMCER ocupa posição de destaque na assistência hospitalar da cidade, destinando 94% de seu atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde.
A instituição possui o total de 71 leitos para internação, sendo 62 destinados aos pacientes oriundos do SUS e 09 apartamentos para particular e convênios. Os 62 leitos destinados ao SUS se dividem em 05 leitos de UTI, 05 para Pediatria, 28 para tratamento clínico e 24 para cirurgia. A instituição também presta atendimentos ambulatoriais de diagnóstico e prevenção como ultrassom, mamografia, patologia clínica e exames preventivos de ginecologia, mastologia e urologia; além de realizar tratamentos especializados em radioterapia e quimioterapia, tendo atendido em 2016 uma média de 1.932 pacientes por mês e 3.388 pacientes por mês, respectivamente.
O Hospital da ASCOMCER possui médio porte e atua na prestação de serviços médicos com especialidade e referência em oncologia, garantindo um alto nível de satisfação de seus clientes através da qualidade dos serviços prestados com atendimento humanizado.
De acordo com a paciente Cleonice Teixeira, a ASCOMCER é sua segunda casa e sua segunda família. “A ASCOMCER tem um carinho muito grande com a gente e uma grande preocupação em nos atender da melhor forma possível, nunca faltando medicamentos. São calorosos principalmente com os pacientes de outras cidades e isso faz toda diferença no nosso tratamento”, diz ela. “O Hospital oferece um incrível atendimento psicológico e assistencial, grupos de apoio, eventos beneficentes e trabalhos voluntários incríveis”, acrescenta Cleonice, que é paciente da ASCOMCER desde 2009 e que agora está na fase de controle da doença.
Segundo a presidente Alessandra Sampaio, além dos ambulatórios, exames e tratamentos especializados realizados pela ASCOMCER, no ano de 2016 foram quase R$ 250.000,00 gastos em procedimentos realizados de forma filantrópica pela instituição, em benefício de mais de 7 mil pacientes.
“Nossa situação atual é muito parecida com a de todas as instituições filantrópicas do Estado de Minas Gerais, mas ainda não suspendemos nossos serviços nem cortamos internações. Estamos trabalhando mesmo com dificuldades, evitando ao máximo interferir no trabalho prestado e nos tratamentos de nossos pacientes”, finaliza Alessandra.

Hospital Arnaldo Gavazza Filho: maior complexo hospitalar em uma região com mais de 54 municípios
Em 1996 teve início a história do Hospital Arnaldo Gavazza (HAG), ainda como ambulatório canavieiro, posteriormente tornando-se, nos anos 90, a Fundação Filantrópica e Beneficente de Saúde Arnaldo Gavazza Filho. O HAG é, hoje, um dos melhores hospitais do estado. Considerado o maior complexo hospitalar em uma região com mais de 54 municípios, atende um público estimado de 697 mil pessoas, com pacientes de níveis sócio-econômicos diversos. Numa área construída de quase 10 mil metros quadrados, o HAG proporciona mais de 573 empregos diretos e conta um corpo clínico de 80 médicos, que atende às necessidades do município sede e regiões circunvizinhas. Somos referência em:
Otorrinolaringologia – O Centro de Otorrinolaringologia foi inaugurado em novembro de 2007 com o propósito de oferecer o serviço de saúde auditiva às mais de 50 cidades que compõem a nossa região. Atende a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), no diagnóstico audiológico, seleção e adaptação de próteses auditivas; além de exames e procedimentos. Mensalmente atendemos 130 pacientes através do programa de saúde auditiva. Até maio de 2017 foram adaptados mais de 9.000 pacientes no programa de saúde auditiva.
Oftalmologia – Inaugurado em dezembro de 2015, o Centro de Oftalmologia José Maria Kelly atende a clientes particulares e diversos convênios. Entre janeiro e maio de 2017 já atendeu mais de 11.119 pacientes. Nesse ponto, cabe ressaltar que apesar de não atender pelo SUS, os procedimentos realizados no HAG atenderam a uma demanda (cirurgia de catarata, plástica ocular e glaucoma) que só era atendida em Juiz de Fora e Belo Horizonte anteriormente.
Cirurgias Cardiovasculares – O HAG realiza uma média de 350 cirurgias cardiovasculares por ano, auxiliados por um Centro de Hemodinâmica. A instituição foi a 7ª, em Minas Gerais, a ser credenciada pelo ministério da saúde para realizar tais intervenções.
Ambulatório de Ortopedia – O ambulatório de ortopedia, inaugurado em 2008, disponibiliza amplo espaço interno e tecnologia de ponta, visando maior segurança para os usuários e qualidade através das novas possibilidades de intervenção ortopédica. Em 2016 foram 14.539 atendimentos.
Pronto Atendimento de Urgência e Emergência – O Hospital Arnaldo Gavazza conta com pronto socorro para casos de urgência e emergência. Atendeu 81.793 pacientes em 2016. Mais 49.000 através do SUS.

Hospital de Cataguases: 100 anos de referência para a população da Zona da Mata
O centenário Hospital de Cataguases é referência no atendimento de saúde na Zona da Mata Mineira. Além de seu município, o HC beneficia diretamente as cidades de Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Santana de Cataguases, formando uma microrregional com cerca de 100.000 usuários, e atinge indiretamente também, a mais de 92 cidades mineiras.
“Vejo o Hospital de Cataguases com uma importância muito grande para todos nós da microrregião e para as demais regiões de Minas. Prestando sempre um atendimento de excelência por parte de toda equipe que compõe seu quadro de funcionários. Nós temos que abraçar essa causa, pois o Hospital é o local onde centenas de vidas são salvas, com eficácia, todos os dias”, afirmou a Secretária Executiva do Consorcio Intermunicipal de Saúde União da Mata – CISUM, Tarcília Rodrigues Fernandes.
Além do atendimento de Pronto-socorro e internações, o HC oferece uma gama de serviços e exames clínicos, consultas ambulatoriais, clínica de saúde mental, serviços de hemodinâmica, centro de hemodiálise, maternidade, U.T.I, pediatria. “Estamos prontos para servir a todos. Diariamente recebemos pacientes de cidades distantes, seja de qual localidade for”, comentou Alverinda , responsável pelos Pacotes de Internação e Serviços do Hospital. Fora da microrregional estão na lista de atendimento do HC, cidades como Leopoldina, Muriaé, Mar de Espanha, Laranjal, São João Nepomuceno, Passa Vinte, Muriaé, Santos Dummont e até a cidade fluminense de Campos dos Goytacazes.
Em maio, a o hospital alcançou a marca de 8850 pacientes atendidos em seu Pronto Socorro, sendo destes, 7499 foram atendimentos via Sistema Único de Saúde. “Tivemos 420 pelo SUS, 291 pacientes de nosso município e 129 vindos de outras localidades. Por convênios, tivemos 198 internações, 151 de Cataguases e 47 de outros municípios”, explicou a coordenadora do SAME do Hospital de Cataguases, Raquel Amora.
Recentemente, o Hospital de Cataguases aderiu ao protesto da Federassantas “Luto Pela Saúde”, reivindicando maior atenção por parte dos governos Federal e Estadual quanto aos repasses de recursos financeiros e a defasagem da Tabela SUS, que cobre apenas, cerca de 50 a 60% dos custos operacionais de cada procedimento realizado. A situação do Hospital não está pior, devido a ação preventiva realizada pela Mesa Administrativa, em conjunto com diversos setores da instituição, como redução de despesas e realinhamento financeiro. “E com isso estamos conseguindo manter os pagamentos em dia com nossos fornecedores e nossos funcionários”, afirmou a coordenadora.

Hospital São Paulo: única maternidade SUS em Muriaé e região
Há 90 anos se construía um Hospital, e hoje é uma realidade. Único hospital geral filantrópico do município, a Casa de Caridade de Muriaé – Hospital São Paulo, é referência em Minas Gerais pela qualidade dos serviços prestados. Com mais de um milhão de clientes referenciados, possui uma estrutura que conta com 211 leitos ativos, divididos entre clínica médica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica, CTI e UTI Neonatal e Pediátrica. Instituição preocupada com o bem-estar de seus clientes, funcionários, parceiros e comunidade, conta com trabalho humanizado, projetos que visam qualidade no atendimento e responsabilidade com o meio ambiente. Busca constantemente a melhoria, qualidade, eficiência e segurança dos serviços prestados.
Atende as mais diversas especialidades, dentre elas podemos destacar: angiologia, anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia bariátrica, cirurgia buco maxilo facial, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, geriatria, ginecologia/obstetrícia, gastroenterologia, hematologia, infectologia, neurologia, neurocirurgia, nefrologia, nutrologia, odontologia, oftalmologia, ortopedia/traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, reumatologia, urologia. Dentre os serviços de alta complexidade destacam: neurocirurgia, cirurgia vascular, cirurgia cardíaca, ortopedia/traumatologia, hemodiálise, hemodinâmica, ressonância magnética e tomografia. Conta com um Pronto Socorro aberto 24 horas, com uma média de 7.000 atendimentos mês, todos pelo Sistema único de Saúde (SUS) e está inserido na Rede de Urgência e Emergência, além disso, conta com uma estrutura de Atendimento Médico aberto de 07h às 22h para atendimento eletivo a convênios e particulares.
É o único hospital da cidade e região que realiza partos e internação pediátrica pelo SUS. Conta com uma UTI Neonatal com 6 leitos e UTI Pediátrica com 4 leitos. A instituição emprega uma média de 750 funcionários, residentes em Muriaé e região.
Mas mesmo diante das dificuldades financeiras vividas pelo setor, ocupa seu lugar com singularidade e grandeza, fazendo a diferença na saúde da população de Muriaé e região. Com obras de ampliação que visam melhorar ainda mais os serviços, a instituição vem se adaptando à modernidade, atendendo as exigências que cada dia são maiores.
