Paciente com hepatite C têm 4 vezes mais risco de desenvolver diabetes

Apesar da hepatite C ser uma doença comum, muitos brasileiros não sabem que têm a doença. Só no Brasil cerca de dois milhões de pessoas são portadoras do vírus, porém, menos de 15% delas são diagnosticadas, de acordo com a SBH (Sociedade Brasileira de Hepatologia). Estudos mostram que o vírus da hepatite C é capaz de gerar alterações na insulina, por isso, pacientes com essas alterações têm quatro vezes mais riscos de desenvolverem diabetes tipo 2.

Segundo o hepatologista e professor da Unifesp (Universidade de São Paulo) Edison Parise, o vírus da hepatite C “bloqueia parte da insulina, impedindo que ela regule o metabolismo da glicose no organismo, favorecendo o desenvolvimento de diabetes”. Essas alterações prejudicam o fígado, já que provocam o acúmulo de gordura. Se estivar mais avançada, causa cirrose e tem risco de desenvolvimento de câncer de fígado.

Pacientes que já tem diabetes também estão mais propensos a desenvolver hepatite C, já que pessoas diabéticas realizam muitos exames sanguíneos e podem ser expostas a sangue contaminado.

Veja reportagem completa:
http://noticias.r7.com/saude/paciente-com-hepatite-c-tem-4-vezes-mais-risco-de-desenvolver-diabetes-entenda-as-doencas-e-seus-riscos-21072017

Compartilhar esse post