Pacientes da unidade de Nefrologia do Hospital Evangélico de Belo Horizonte em Contagem ganham espaço de leitura

Pacientes da unidade de Nefrologia do Hospital Evangélico de Belo Horizonte em Contagem ganham espaço de leitura

Projeto Lendo e Aprendendo oferece entretenimento e acesso à cultura a pacientes, durante as sessões de hemodiálise

 

Localizada em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a segunda maior unidade de Nefrologia do grupo Hospital Evangélico acaba de ganhar o seu espaço de leitura, com 600 títulos para consulta e entretenimento dos 719 pacientes que fazem sessões de hemodiálise no local, extensivo a acompanhantes/familiares e colaboradores. O local também disponibiliza 5 Kindle e 5 mp3 para os interessados que têm baixa capacidade de visão.

 

A unidade localizada no bairro Fonte Grande, região Sede, é a única que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Contagem e cobre, também, a demanda de Ibirité e Sarzedo pelo tratamento.

 

O projeto Lendo e Aprendendo, que já está implantado na unidade de Venda Nova, foi viabilizado por meio de parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais (Secult), pela Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, com patrocínio da VMG Farmacêutica e apoio das Livrarias Amadeu, Dona Clara, Moinho do Livro, Savassi e, ainda, Colégio Santo Antônio, PUC Minas, Faminas, Colégio Batista e Serviço Caixa-Estante da Biblioteca Pública de Belo Horizonte.

 

“O projeto Lendo e Aprendendo tem mobilizado diversos apoiadores para proporcionar momentos de conforto e acolhimento para o nosso público em Contagem. Entendemos que a leitura é uma atividade valiosa que pode oferecer entretenimento, conhecimentos e distração durante a sessão de diálise, que é realizada três vezes por semana, por quatro horas”, destaca o presidente do HE, Euler Borja.

De acordo com o diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult, Lucas Amorim, o projeto Caixa Estante, criado em 1960, expande o alcance da Biblioteca Pública do Estado de Minas Gerais, localizada na Praça da Liberdade. “Estamos em diversos locais do Estado onde crianças e adultos podem recorrer à leitura como passatempo ou fonte de informação”, destaca.

 

Responsável pelo mobiliário que tem design e revestimento especial, para atender as exigências do serviço de saúde, a VMG iniciou também uma campanha de doação de livros que envolveu os colaboradores. A gerente administrativa da VMG Farmacêutica, Karla Carolina Campos de Souza, destaca que para além da literatura para adulto, enfatizou a importância do projeto Lendo e Aprendendo pela proposta de melhorar a qualidade do tempo que os pacientes passam na sessão de diálise. “Nossa empresa abraçou o projeto e a causa”, afirma.

Atualmente, o HE é o maior fornecedor do SUS de Minas Gerais para serviços da especialidade de Nefrologia, com cerca de 3,5 mil pacientes atendidos nas unidades de Venda Nova, Contorno, Contagem e Betim. Além do tratamento conservador (medicamentoso), a cadeia de tratamento inclui hemodiálise, diálise peritoneal e tem um ambulatório de transplante renal que acompanha mais de 500 pacientes.   

 

HE – Instituição fundada há 78 anos, inicialmente como ambulatório, o Hospital Evangélico de Belo Horizonte engloba, além da Unidade Serra, mais 9 unidades de atendimento médico e de saúde em Belo Horizonte, Contagem e Betim. Em 2023, realizou mais de 1,300 milhão de procedimentos médicos pelo SUS, convênios e particulares, é referência em atendimentos de Nefrologia e para o SUS no Estado e é o maior prestador de serviço de Oftalmologia do SUS, no país. Atualmente, a rede tem mais de 2,6 mil colaboradores.

Crédito das Fotos: Divulgação/HE

Assessoria de Imprensa: Melt Comunicação

Contato: imprensa@he.org.br ou (31)99533-5024

Compartilhar esse post