Para defensoras públicas, defasagem da tabela do SUS contribui para judicialização da saúde

A defasagem da tabela que remunera os serviços realizados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das causas da judicialização da saúde no País. A afirmação foi feita nesta terça-feira (25) por defensoras públicas ouvidas pelo grupo de trabalho que discute a atualização da tabela. O grupo é coordenado pelo deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ).

“A discrepância do atendimento público [em saúde] para o privado é enorme e um dos fatores que contribui para isso é a desatualização da tabela”, disse a coordenadora da saúde e tutela coletiva da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, Thaisa Guerreiro.

Ela citou como exemplo o valor da diária em leito hospitalar de UTI. Enquanto a rede conveniada do SUS recebe R$ 1 mil, os planos de saúde pagam R$ 10 mil aos hospitais privados. O baixo valor afugenta os hospitais. Segundo a defensora, somente no plantão noturno judicial do estado do Rio de janeiro são ajuizadas 150 ações por mês pedindo internação em leitos de UTI. “A distorção no sistema é a causa da judicialização”, afirmou Guerreiro.

Compartilhar esse post