Perspectivas da humanização no ambiente hospitar

Hoje é comemorado no Brasil, o Dia do Psicólogo, e a oportunidade é importante para lembrar o mérito do trabalho realizado no ambiente hospitalar. A psicologia hospitalar é uma área do conhecimento que visa fornecer suporte ao sujeito em adoecimento, com o intuito de que possa atravessar essa fase com maior resiliência.
A pessoa fragilizada biopsicossocialmente busca a compreensão do seu processo de adoecimento, tendo, assim, o psicólogo como facilitador para a reestruturação e resgate das construções das relações intrassubjetivas e intersubjetivas.
Muitas vezes, a identidade do paciente é diluída numa situação de internação, emergindo, daí, um processo de despersonalização. Os profissionais da saúde precisam, assim,     olhar para além da doença e ampliar a noção do cuidado restrito a quatro paredes, enfim, olhar para a janela da vida e tentar compreender as condições multifatoriais do processo saúde-doença.
A importância do psicólogo na humanização é retratada a partir da sua prática no contexto hospitalar, proporcionando recursos emocionais ao indivíduo, bem como aos seus familiares e cuidadores, para uma melhor compreensão da necessidade e importância do processo de hospitalização, assim como orientação e acolhimento para uma melhor adesão ao tratamento
Veja a reportagem completa: https://bit.ly/326NHpY

Compartilhar esse post