Evento celebrou a eficiência da maior rede hospitalar de Minas e marcou o início de um novo momento na longeva história da Federação
Emocionante é a palavra que define a terceira edição do Prêmio CORE Federassantas, pois foi marcado por apresentações e discursos emocionados diante dos projetos finalistas. Neste ano, para trazer mais equidade para a competição, cada eixo de premiação teve um projeto vencedor. No eixo Qualidade assistencial: segurança do Paciente, o projeto Redução de erros de dispensação de materiais e medicamentos, do farmacêutico da Santa Casa de Passos, Sidiney Vilela de Carvalho, foi contemplado.
Já no eixo Melhoria de processos/Sustentabilidade econômico-financeira o projeto ganhador foi Giro de Leitos: dê 1 alta e salve 2 vidas, da autora Sammya Antunes, Gerente do Núcleo Interno de Regulação da Santa Casa Montes Claros. No terceiro eixo, Humanização/experiência do cliente, o projeto premiado foi Reconstrução do complexo aréolo-mamilar pós-tratamento de câncer de mama com tatuagem tridimensional (3D) exclusivo, de autoria de Lucia Aiko Hamaji Homma, Coordenadora do Serviço de Mastologia do Complexo Hospitalar São Francisco de Assis.
O evento foi realizado presencialmente na tarde dessa quinta-feira (9) e transmitido ao vivo pelo canal da Federassantas no Youtube. Na abertura, a Presidente da Federassantas, Kátia Rocha, e o Presidente do CORE Saúde, Helder Yankous, deram as boas-vindas ao público que compareceu na sede da Associação Médica de Minas Gerais e receberam a comissão julgadora, composta por Dr. Gláucio Nangino, Dr. João Baptista Magro Filho e Dra. Mariane Tarabal. Em seguida, os nove projetos finalistas foram apresentados por ordem alfabética dos nomes de seus autores e segmentados pelos eixos. Todos foram comentados e elogiados pela comissão, que analisou detalhadamente os objetivos, etapas de execução e resultados dos projetos. Encerradas as apresentações, foram sorteados dois smartbands oferecidos pela empresa parceira SPDATA e uma mochila solar oferecida pela empresa parceira Detronic.
Projetos qualificados
Convidada ao palco, Shirley Berti, integrante da comissão técnica – também composta por Edemir Beltrame e Luciane de Oliveira – falou sobre a dificuldade em selecionar os finalistas, visto que todos os projetos eram altamente qualificados. “Fico feliz e muito orgulhosa por cada um desses trabalhos. Foi muito desafiador escolher alguns para passar para a segunda banca. Continuemos no caminho! Nós devemos mostrar tudo, sem falsa modéstia, o que a área da saúde faz e do que a área da saúde é capaz”, disse.
Edemir Beltrame também contou sobre sua experiência no processo. “Com satisfação recebemos o convite para participar da comissão técnica e poder compartilhar e avaliar o conhecimento, o que os nossos hospitais têm feito para melhorias e avanços, dentro de um período de muitas dificuldades, crises e falta de recursos, que sempre é a realidade dos nossos hospitais filantrópicos. Quero agradecer e parabenizar a todos que participaram. Sem dúvidas, foi uma grande dificuldade avaliar”, considerou.
Na ocasião, a representante do Complexo Hospitalar São Francisco de Assis, Camila Rinco, apresentou o Programa de Liderança para a Inovação, lançado pela instituição em outubro, e sorteou duas isenções para participação nos próximos módulos do programa.
Expectativas para o próximo ano
Enquanto a comissão julgadora avaliava as apresentações dos finalistas, Kátia Rocha conduziu o painel “2022 – Construção de uma saúde melhor para todos” que contou com a participação do Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti; do Deputado Estadual, Arlen Santiago; do Coordenador do CAO Saúde, Luciano Moreira; do Presidente do COSEMS Belo Horizonte, Fabrício Simões; do Vice-Presidente da Federassantas, Daniel Soares e do Deputado Estadual, Fernando Pacheco.
Kátia Rocha abriu o debate agradecendo a disponibilidade das autoridades, em especial ao Dr. Luciano Moreira por estar aberto e ouvir sempre as necessidades dos hospitais sempre que foi procurado nos momentos desafiadores vividos pelo setor nos últimos tempos. “Cada um aqui foi surpreendido com sua própria capacidade. Nós não imaginávamos tamanha capacidade de superar problemas como nós superamos. E imaginamos que 2022 não será um ano fácil , será um ano de muito trabalho e que nós ainda vamos enfrentar um pós-pandemia não apenas estritamente na questão da saúde, mas na repercussão econômica no nosso país e também na questão política”, pontuou.
O secretário Fábio Baccheretti iniciou a discussão dizendo que o que espera de 2022 é que o ano não tenha como protagonista ou vilã, a pandemia. “Certamente estamos em um momento extremamente diferente, temos cada vez mais pessoas vacinadas contra a Covid-19 e com a dose de reforço. (…) Está na hora de voltarmos aos problemas estruturais do Sistema Único de Saúde (SUS) e dizer que a Secretaria de Estado de Saúde tem dentro das políticas de saúde estabelecidas, especialmente as hospitalares, uma grande dependência dos hospitais que são representados aqui. A gente vem tentando construir a nova política hospitalar, o Valora Minas – que veio estabelecendo novos critérios – com a humildade de saber que temos que dar um prazo para que esta rediscussão aconteça. Então, nós também temos uma resolução que garante pelos próximos três anos nenhuma perda. Por que sabemos que para quem vive nessa dificuldade financeira da saúde pública, perder qualquer real faz a diferença”, afirmou.
Nova marca da Federassantas
A Federassantas não teria melhor ocasião para apresentar a nova logomarca e identidade visual da Federassantas se não o Prêmio CORE 2021. Lourdes Paiva, que é colaboradora da instituição há 23 anos, falou sobre sua história. “É acreditar no nosso setor! Acreditar que muito já foi feito, mas ainda tem uma caminhada grande pela frente. E quando percebemos o espírito de cada um desses guerreiros, que liderados pela nossa presidente e amiga, continuamos a acreditar que vamos conseguir nosso lugar de respeito e reconhecimento do peso e do valor que nós temos. Tenho orgulho de fazer parte desta história”, finalizou.
A nova identidade visual foi apresentada por meio um vídeo que será divulgado nas redes sociais da Federassantas em breve. Os vencedores do Prêmio CORE 2021 foram anunciados por Helder Yankous e Kátia Rocha, que como das outras vezes, se emocionou.
Confira os nove projetos finalistas:
Eixo Melhoria de Processos/Sustentabilidade econômico-financeiro
– Projeto Sistema de controle da vacinação contra COVID-19 e Pesquisa – Alessandra Bastos – Especialista em Pesquisa Científica – Analista Administrativa de Custos – Hospital Márcio Cunha (Ipatinga)
– Projeto Painel de Controle Estratégico como forma de Gestão a Vista Hospitalar – Fernanda Del Ducca dos Santos – Analista Administrativa de Custos – Santa Casa de Itajubá
– Projeto Giro de Leitos: dê 1 alta e salve 2 vidas – Sammya Antunes – Gerente do Núcleo Interno de Regulação – Santa Casa Montes Claros
Eixo Qualidade Assistencial/Segurança do Paciente
– Projeto CME com qualidade e segurança: um sonho de 30 anos – Aurecília Figueiredo Garrocho Ottoni Vieira – Gerência de Enfermagem – Hospital Nossa Senhora dos Anjos (Itambacuri)
– Projeto Linha AVC: ciclo de melhoria projeto terapêutico singular – Jhoyce Silva Pereira – Gerente Assistencial – Santa Casa Montes Claros
– Projeto Redução de erros de dispensação de materiais e medicamentos – Sidiney Vilela de Carvalho – Farmacêutico – Santa Casa de Passos
Eixo Humanização/Experiência do Cliente
– Projeto Plano de Gestão com pessoas – José Marcelo de Azevedo – Gerente de Pessoas – Complexo Hospitalar São Francisco de Assis
– Projeto Acolher – Ana Paula Carvalho Gestora de Projetos – Assistente Social e Josinette Campos Carvalho Oliveira – Gestora de Pessoas – Santa Casa de Itajubá
– Projeto Reconstrução do complexo aréolo-mamilar pós-tratamento de câncer de mama com tatuagem tridimensional (3D) exclusivo – Lucia Aiko Hamaji Homma – Coordenadora do Serviço de Mastologia – Complexo Hospitalar São Francisco de Assis
Assista ao vídeo do evento na íntegra clicando aqui.
Em breve, serão divulgados no site do Prêmio CORE 2021 as fotos do evento e todos os projetos participantes.
Por: Camila Madeira – Assessora de Comunicação da Federassantas
Foto: Alex Ayala