Prêmio Mellyssa de boas práticas na atenção à saúde materna e infantil está com inscrições abertas
Com o intuito de reconhecer e premiar as boas práticas de enfrentamento à mortalidade materna e infantil nos municípios, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais acaba de divulgar o Prêmio Mellyssa de Boas Práticas na Atenção à Saúde Materna e Infantil. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 30 de abril, por meio de formulário on-line disponível no site: https://projetomellyssa.mpmg.mp.br/.
A ideia é reconhecer e premiar as boas práticas de enfrentamento à mortalidade materna e infantil nos municípios, no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Podem participar agentes públicos municipais, de forma individual ou coletiva (coautoria), independente do vínculo que mantenham com o município, e desde que tenham participado da concepção e/ou execução de ações desenvolvidas com a temática do prêmio no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS), do Sistema Único de Saúde (SUS).
A médica infectologista e epidemiologista, Luana Araújo, que também está em sua primeira gravidez, destacou a importância da atenção pré-natal e a grande oportunidade para que os profissionais de saúde participem do Prêmio Mellyssa de boas práticas na atenção à saúde materna e infantil. “Infelizmente no Brasil, hoje, nós experimentamos taxas de mortalidade materna, que são semelhantes aquelas que a gente vivenciou na década de 1990, o que sugere um retrocesso de 30 anos no cuidado da saúde dessas mulheres.
Em uma época da vida que deveria ser ainda mais protegida, mais saudável e feliz. São muitas as variáveis que interferem na mortalidade materna, principalmente aquelas ligadas às gigantescas disparidades socioeconômicas que enfrentamos todos os dias nesse país”. Confira a fala completa no vídeo acima.
O prêmio terá como critérios de avaliação a inovação, criatividade, possibilidade de reprodução e alcance social. Ao todo serão escolhidas as 10 melhores boas práticas, que serão premiadas da seguinte forma:
- 1º ao 10º lugar: inserção do Relato de Experiência em e-book sobre o tema.
- 1º ao 5º lugar: participação dos autores em programas da TV MP.
- 1º ao 3º lugar: custeio de passagens e diárias de 2 integrantes de cada prática escolhida, para participação em seminário internacional na Universidade de Coimbra, em Portugal.
Mais informações: https://projetomellyssa.mpmg.mp.br/.