Problema nos olhos pode ser a origem da dislexia

Cientistas franceses descobriram uma possível causa da dislexia, problema que acomete cerca de 700 milhões de pessoas no mundo, o equivalente a 10% da população. Comparando 30 estudantes um grupo disléxico e outro, não, eles detectaram que, no primeiro, há diferenças na forma e nos mecanismos de células oculares receptoras de luz, envolvidas na visão. Segundo a equipe, aparentemente, a alteração poderia ser tratada. Detalhes do estudo foram divulgados na revista Proceedings of the Royal Society B.

“Nossas observações nos permitem pensar que encontramos uma causa potencial da dislexia. Tanto para as crianças quanto para os adultos, o diagnóstico é relativamente simples”, ressaltou Guy Ropars, um dos autores do estudo e pesquisador da Universidade francesa de Rennes, em entrevista à agência France-Presse.

Em indivíduos sem a disfunção que compromete a leitura, as células oculares receptoras de luz não têm a mesma forma em ambos os olhos, ou seja, são assimétricas. No caso dos disléxicos, há simetria nessas estruturas, segundo a análise feita nos 30 voluntários.

 

Além disso, quando uma pessoa vê uma imagem, o cérebro escolhe o sinal enviado pelo olho dominante – o ser humano tem um que prevalece sobre o outro – para recriá-la. No caso dos disléxicos, a simetria impede o cérebro de escolher entre os sinais enviados pelos olhos, o que explicaria a confusão que esses indivíduos fazem ao ler e escrever.

 

Veja reportagem completa:
Correio Braziliense/Ciência e Saúde

Compartilhar esse post