Projeção do pico da pandemia de covid-19 em Minas Gerais é adiada para 10 de junho

Nesta sexta-feira, 22/05, o secretário de estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Carlos Eduardo Amaral e o secretário de estado adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, participaram de mais uma coletiva de imprensa virtual para analisar a situação da pandemia da covid-19 no Estado, bem como analisar ações de enfrentamento à doença.

Quanto à projeção do pico da doença, data estimada em que haverá um maior estresse assistencial na saúde devido ao aumento do número de casos da doença, Amaral explicou houve uma desaceleração desta projeção. “Em nossa última avaliação, o pico passou do dia 09 de junho para o dia 10/06. Nossa intenção, e já estamos em análise para ver se há viabilidade de executar, é separar as projeções de acordo com o estado. No início, as projeções eram feitas com base nas incidências totais de casos no Brasil. Agora, queremos realizar a projeção com base na curva epidemiológica e incidências de Minas Gerais. Acredito que a partir da semana que vem já teremos condições melhores de fazer a projeção desta forma. Como Minas Gerais apresenta uma evolução da doença de forma mais lenta, é provável que ao realizarmos a projeção com base no estado em si, a data seja ainda mais distanciada”, explicou o secretário.

Foi anunciado também que a Fundação Hemominas recebeu aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para realização da pesquisa sobre plasma de pessoas que se curaram da covid-19. “A partir de agora a Hemominas fará um recrutamento de possíveis doadores para recolhimento do plasma e aplicação em pacientes graves, conforme protocolo aprovado. É mais um passo importante no enfrentamento à covid-19 dado pela Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), pela Hemominas e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), responsáveis pelo desenvolvimento do estudo”, analisou o secretário.

Com relação aos respiradores adquiridos pelo Governo, o secretário afirmou que os equipamentos serão entregues em junho, julho e agosto e estão dentro do prazo de entrega estimado.

Veja reportagem completa em https://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/12774-projecao-do-pico-da-pandemia-de-covid-19-em-minas-gerais-e-adiada-para-10-de-junho

Compartilhar esse post