Quimioterapia pode não ser mais necessária em mulheres com estágio inicial de câncer de mama

O Encontro Anual da ASCO, maior congresso do mundo sobre oncologia, revelou neste mês, em Chicago, nos Estados Unidos, um resultado inédito que pode mudar a forma de abordagem em relação ao tratamento de pacientes com Câncer de Mama. O estudo clínico TAILORx, fase III, mostrou que para determinados tipos de tumores em estágio inicial não será necessário que a pessoa passe por quimioterapia após a cirurgia. A indicação dos médicos é que mulheres, a partir de um exame genético, poderão ser tratadas com terapia hormonal, mais amena e com menos efeitos colaterais.

A novidade foi apresentada na Sessão Plenária da ASCO, que aborda quatro estudos considerados como tendo o maior potencial para impactar o atendimento ao paciente. De acordo com os autores, metade de todos os cânceres de mama são positivos para HR, negativos para HER2 e negativos para linfonodos axilares. O ensaio mostrou que a quimioterapia pode ser evitada em cerca de 70% dessas mulheres quando seu uso é guiado por uma análise de 21 genes do tumor (Oncotype DX® Breast Recurrence Score).

Saiba mais em:
http://surgiu.com.br/2018/06/19/cancer-de-mama-quimioterapia-pode-nao-ser-mais-necessaria-em-mulheres-com-estagio-inicial-da-doenca/

Compartilhar esse post