Radiodiagnóstico: físico se surpreende com a qualidade dos novos equipamentos da Santa Casa de Poços de Caldas

O físico especializado em radiodiagnóstico, Roberto Giglioti, da SP Rad, de Ribeirão Preto, esteve na Santa Casa no mês de dezembro  para fazer o controle de qualidade, teste de fuga, laudo radiométrico e teste de constância de todos os aparelhos do Centro de Imagem e Centro Cirúrgico. 

Roberto, que já faz esse trabalho na Santa Casa há 8 anos, dessa vez ficou muito surpreso com as modernizações feitas no Centro Cirúrgico e também no Centro de Imagens. 

“Já faz mais ou menos 8 anos que eu presto serviço aqui para a Santa Casa e acompanhei toda a evolução do Centro de Diagnósticos. Estes novos equipamentos que temos aqui no Centro de Imagem, pela minha visão e experiência, são os melhores que temos hoje em tecnologia no Brasil. Um tomógrafo que tem 64 canais, com possibilidade de ter um upgrade para 168 canais, com o tempo de execução do exame absurdamente pequeno. Hoje você consegue com este tomógrafo fazer um diagnóstico de crânio em apenas 4 segundos. Fiz a verificação da parte de garantia de qualidade dele, todos os sistemas estão funcionando perfeitamente e ele tem um sistema de modulação de doses que está trabalhando de forma adequada. Então, em termos de tomografia, não deixa a desejar para os grandes centros de tomografia”, explica Roberto. 

O físico comentou ainda sobre o novo mamógrafo da marca Fuji  adquirido recentemente pelo Hospital. “Fiz a verificação do novo mamógrafo . É um mamógrafo de primeira linha. Fizemos todos os testes de imagem, todos adequados também. Ele faz mamografias de qualidade com baixÍssimas doses. Esses mamógrafos  têm essa característica de você conseguir trabalhar com imagens de qualidade e a tecnologia do aparelho reduz muito a dose. Isso só tem a acrescentar para a população. Além da segurança, já que quando a gente vem fazer estes testes aqui na Santa Casa, a gente avalia dois pontos: a segurança do paciente e do operador e a qualidade da imagem. São duas coisas que vão ser importantes para você construir um diagnóstico de qualidade”, completa o físico. 

Controle de qualidade

A gerente executiva do Centro de Imagens,  Andréia de Almeida Silva, destaca a importância da Santa Casa passar pelo controle de qualidade de um físico especializado em radiodiagnóstico do gabarito de Roberto Giglioti.  

“A Anvisa só tem 30 técnicos que são credenciados para fazer testes como esse e o Roberto é um desses técnicos. Com a nova RDC 330, agora é obrigatório ter que fazer testes, além das máquinas de raio X, arco cirúrgico, tomografia e mamografia, também nos aparelhos de ultrassom. Então, foi realizado todo o  controle de qualidade, laudo radiométrico, teste de constância, de todos os aparelhos de raio x, ultrassom, tomografia e arco cirúrgico da instituição.  O Roberto faz também a análise de todos os acessórios plumbíferos, que são os aventais de chumbo, os protetores de tireóide. Tudo isso é avaliado”, explica Andréia.  

Segunda a gerente executiva do Centro de Imagens, o controle de qualidade fornece uma ferramenta de implementação de conduta da proteção radiológica para envolver todos os indivíduos no procedimento. 

“O controle de qualidade tem um aspecto prioritário na manutenção do equipamento, na qualidade do equipamento, da imagem, na proteção do funcionário e na proteção do paciente, para termos uma certeza que não está vazando radiação. Por isso é feito um teste de fuga, o levantamento radiométrico, que é o teste que a gente faz para controlar radiação dentro de uma área e o controle de qualidade da imagem, se ela é suficiente, se ela é necessária, a quantidade de radiação emitida. Por tudo isso, é com muita alegria que a gente chama o Roberto, por ser um dos poucos técnicos credenciados pela Anvisa e que vem todos os anos fazer esse controle para nós, tanto da Radiologia, quanto no Centro Cirúrgico e de aparelhos que ficam móveis no Hospital, na UTI, na Maternidade, entre outros”, completa Andréia.

Por: Assessoria de Comunicação Santa Casa de Poços de Caldas

Compartilhar esse post