Santa Casa BH receberá 16 milhões da prefeitura e governo federal ao longo dos próximos meses

Durante coletiva de imprensa realizada hoje prefeito de BH e secretário municipal de saúde anunciaram recursos para hospital que enfrenta crise financeira

Foi anunciado hoje um recurso de R$ 4 milhões, do tesouro municipal, destinados à Santa Casa de Belo Horizonte, segundo o prefeito Alexandre Kalil. De acordo com ele o montante será repassado ao hospital em quatro parcelas, no valor de R$ 1 milhão cada, nos próximos dias. Ainda segundo com ele “a Santa Casa é o maior hospital SUS no estado e não pode continuar do jeito que está”, afirmou.

Ouça a entrevista do prefeito Kalil à imprensa:


De acordo com o provedor da Santa Casa, Saulo Coelho, o recurso da prefeitura será usado para negociar dívidas e retomar os contratos com fornecedores de medicamentos, além de manter em dia o pagamento de funcionários e outras despesas. Ele lembrou que um dos motivos do fechamento de mais de 400 leitos é a preocupação em oferecer um atendimento responsável para os pacientes (com suporte de profissionais, medicamentos, insumos). O provedor afirmou ainda que os leitos permanecerão fechados e as férias coletivas aos 350 funcionários da Santa Casa BH serão mantidas, mas que o dinheiro recebido “é um começo”.  Segundo ele, este montante foi anunciado mesmo com os recursos da prefeitura de BH estando em dia.

Ouça trecho da entrevista do provedor Saulo Coelho à imprensa:

 

Ainda durante a coletiva, o deputado federal, Fábio Ramalho anunciou que foi publicada hoje uma portaria que autoriza o repasse de 12 milhões do Ministério da Saúde à Santa Casa de BH. De acordo com a portaria nº 1.391, o recurso é resultado da deliberação CIB-SUS/MG nº 2.495, de 30 de maio de 2017, da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais, que aprova o aporte financeiro emergencial ao município de Belo Horizonte. Ainda de acordo com a portaria, o recurso será pago em doze meses, a partir de julho, e é destinado para a reativação dos leitos da Santa Casa. Confira a portaria no anexo abaixo.

EXPANSÃO PARA A SAÚDE DE BH

Na coletiva realizada hoje, o secretário municipal de saúde, Jackson Machado Pinto, anunciou que será apresentado um novo plano operacional da Santa Casa sobre gastos e recursos disponíveis.

Segundo o secretário, o Ministério da Saúde estuda ampliar o atendimento de cirurgias pediátricas e cardíacas, oferecidas pela Santa Casa de BH, à pacientes de outros estados como, por exemplo, Goiás, Espirito Santo e Bahia. De acordo com o gestor, a expansão do atendimento vai trazer mais recursos financeiros para a capital.

O secretário afirmou também que, a curto prazo, serão ativados mais de 500 novos leitos na capital, sendo 27 no hospital Universitário Ciências Médicas, 12 no hospital Risoleta Neves o restante para o  hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (hospital do Barreiro).

Portaria nº 1.391, de 05 de junho de 2017

Compartilhar esse post