Nos dias 22 e 23 de janeiro, teve início na Santa Casa de Misericórdia de Itajubá a Campanha Nacional de Vacinação Contra a COVID-19. A notícia foi recebida com muito zelo pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, pois começaria a garantir aos colaboradores segurança e traria a todos uma real possibilidade de mudança frente ao cenário atual da saúde do nosso país.
Essa campanha foi estruturada pela Sala de Vacinação do Município de Itajubá junto a enfermeira Camila Ribeiro Martins, representante da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Instituição. Em sua primeira etapa foram priorizados os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, biomédicos, técnicos em radiologia e demais áreas da saúde que prestam assistência direta ao paciente.
Logo nesta primeira etapa foram vacinados mais de 300 colaboradores. A Campanha continuou nos dias de janeiro para que fossem imunizados os setores de assistência indireta, como Serviço de Higiene e Limpeza, Lavanderia, Serviço de Nutrição e Dietética, Departamento de Tecnologia da Informação, Manutenção e Escrituração. Em fevereiro, estão sendo vacinados os profissionais das áreas administrativas da Instituição, a fim de alcançar 100% de cobertura vacinal.
O Centro de Estudos da Instituição foi o local planejado para receber a equipe da Sala de Vacinação: dois locais de triagem e aplicação, Sala de Espera e de antemão um cronograma com horários pré-estabelecidos que objetivaram a não aglomeração nesses locais. Ao fim da Campanha, terão sido vacinados mais de 400 colaboradores de todas as áreas e terceiros da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá.
Por: Tamara Divino – Coordenação de Qualidade e Marketing